O PCdoB em Olinda, positivamente influenciado pelo exitoso 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido, realizou, em sua sede, na noite do ultimo dia 19, a 1ª Reunião de Quadros Dirigentes de Bases.
A reunião teve por pauta: A Situação Política atual, abordado por Luciano Moura, Informe do 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido por Ossi Ferreira, Organização do Partido em Olinda, com Sidney Mamede e Calendário das Atividades proposto por Jorge Bartolomeu.
Como extrato do discutido na reunião pode ser dito que:
- O importante momento que vive o País e as expectativas positivas em torno do Governo da Presidenta Dilma, no que pese a necessidade da redução dos juros e da busca de crescimento consistente e duradouro do PIB e nesse contexto, o forte crescimento do PIB pernambucano, chegando a patamares equivalentes ao crescimento da China no ultimo ano, abrindo grandes possibilidades para o estado e forte aprovação popular do Governador Eduardo Campos, e o Governo de Olinda, que a 10 anos tem a frente um comunista e assim como Dilma, Renildo recebeu uma herança do bem da ex-prefeita e atual deputada federal Luciana Santos, vive um excelente momento, com muitas realizações e conquistas políticas e administrativas. Esse quadro impõe ao Partido a necessidade de ser maior e mais forte, fazendo frente aos desafios, acumulando forças para contribuir em melhores condições com o êxito dos governos Dilma, Eduardo e Renildo e buscar resultados mais ousados no rumo proposto pelo Programa Socialista para o Brasil.
- Na Carta-Compromissos aprovada no 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido, que foi distribuída a todos os presentes e já haviam recebido por e-mail, ganha destaque principalmente a necessidade de: valorizar a Vida Militante; de identificar, formar, promover, alocar e controlar os quadros do partido; da clara compreensão do tripé da estruturação partidária em torno do equilibrado fortalecimento de nossa atuação nas frentes institucional, dos movimentos sociais e da luta de idéias; e das reformas propostas pelo Programa Socialista para o Brasil.
- Nossa estruturação e crescimento deve passar prioritariamente pela equilibrada estruturação da nossa atuação nas frentes institucional, de movimentos sociais e da luta de idéias. A recente e importante presença na frente institucional ganha relevo na quadra do processo atual de acumulação de forças. Os movimentos sociais são importante impulsionador do processo de mudanças no país e de organização do povo. Disputar opinião na sociedade em torno do nosso programa e das reformas é questão prioritária.
- As bases do partido, na busca de funcionamento regular e inserção concreta na realidade e nas lutas da sua área de atuação, necessitam terem: Um ou mais quadros de base que coordenem seu trabalho e sua mobilização; Pauta do partido, imersão na realidade local e relacionada com as lutas e objetivos gerais do nosso partido e dos movimentos. Agenda concreta da nossa ação política, em torno da qual mobilizamos a militância, a sociedade e crescemos nosso partido.
- Outras três Secretarias do Partido são fundamentais para responder aos desafios da estruturação partidária: A Secretaria de Formação – Ter amplo contingente de quadros e militantes com certa base teórica para ter domínio da nossa opinião política, dos nossos objetivos estratégicos e do nosso programa; A Secretaria de Comunicação: Se comunicar com todos os filiados, militantes, quadros e com a sociedade através dos diversos instrumentos disponíveis, internet, boletim, etc. contribuindo para unificar o acesso as informações e difundir nossas ideias; A Secretaria de Finanças: Não teremos um partido do tamanho de nossas idéias sem uma estrutura financeira consistente e a consciente contribuição militante.
- Devemos instituir um Fórum de Quadros da Cidade e dos Comitês Auxiliares, constituindo um ambiente coletivo de debate da estruturação partidária, formação permanente, monitoramento e mobilização das principais ações do partido e ágil desdobramento das deliberações do Comitê Municipal do Partido.
- Existe a necessidade de debater forma de organização dos babalorixás e ialorixás (respectivamente pais e mães de santo) que tem se filiado ao partido, dentre outros caminhos, a partir de nossa atuação no Movimento de Mulheres de Terreiro; da necessidade da discussão sobre a organização da nossa atuação na frente LGBT ou Movimento Pela Livre Orientação Sexual; a necessidade de maior participação das mulheres nas atividades e órgãos de direção do Partido e da atenção com o Congresso Municipal da UBM/Olinda, da atenção com os Congressos que ocorrerão em várias entidades, como a UNE, UEP, UBES, CONAM dentre outros e as diversas Conferências de Políticas Públicas que acontecerão esse ano, apresentando ao partido o necessário exercício de imersão, reflexão e elaboração.
A Conferência Municipal está proposta para, sábado, 06 de agosto, provavelmente no Centro de Convenções de Pernambuco. As bases devem eleger delegados até 31 de julho. A plenária municipal da Conferência será precedida de um Ciclo de Debates sobre as reformas e outros temas, tendo inicio com uma grande reunião dos quadros do Partido com o Prefeito Renildo Calheiros no dia 05 de maio na Faculdade AESO Barros Melo, e também da Campanha de Filiação 2011. A Conferência terá por meta reunir no mínimo 1.200 militantes nas bases, realizar no mínimo 40 assembléias de base e discutir o Programa Socialista para o Brasil em todas as bases.
O calendário das principais atividades previstas para os próximos dias será: Quinta, 28 de abril, 17:00h. – Encontro dos Militantes do PCdoB nos Movimentos Sociais no Hotel 5 Sóis. Na quinta, 05 de maio, 18:30h. no auditório da Faculdade AESO Barros Melo teremos a reunião dos quadros do Partido em Olinda com o Prefeito Renildo Calheiros para receber a apresentação dos resultados políticos e administrativos do Governo de Olinda e perspectivas e realizações futuras. Na reunião dos quadros dirigentes de base ficaram marcadas 21 reuniões de base e todos os presentes preencheram cadastro para lançamento na Rede Nacional de Quadros do Partido.
Mesmo num dia de fortes chuvas em toda região metropolitana do Recife, participaram da atividade 60 quadros, representando bases de todos os 03 Comitês Distritais de base territorial e do Comitê da Prefeitura, dentre os quais destacamos as presenças de Luciano Moura – Presidente do Partido e Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Ossi Ferreira – Secretário Adjunto Estadual de Organização, Hilda Gomes – Vice-presidenta do Partido e Secretária de Obras de Olinda, Sidney Mamede – Secretário de Organização do Partido e Assessor Especial do Prefeito de Olinda, Alexandre Alves – Secretário de Finanças e Formação do Partido, Sergio “Orobó” Campos – Secretário de Movimentos Sociais do Partido, Laudijane Domingos – Secretária da Mulher e Juventude do Partido, Ivone Chalu – Secretária Sindical do Partido, Cesar André Pereira – Secretário de Relações Institucionais do Partido e Procurador Geral de Olinda, Élcio Guimarães – Chefe de Gabinete do Prefeito de Olinda, Márcia Souto (Marcita) – Secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Fernando Ramos – Secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Olinda, Gisela Pires – Secretária Executiva de Administração de Olinda, Isadora Garcia – Secretária Executiva de Esportes de Olinda, Gilson Barbosa – Secretário Executivo de Direitos Humanos e Cidadania de Olinda, Enison Hipólito – Secretário Executivo de Urbanização Integrada de Olinda, Marcos Quirino – Conselheiro Nacional da CONAM, Marcos Moraes – Presidente da UNACOMO, Flavio Marques – Coordenador Executivo da ABRAÇO/PE e Presidente da Rádio Amparo FM, Inês Tenório – Presidente da UBM/Olinda, Roberto (Beto) – Presidente da UJS/Olinda e os vereadores do PCdoB Severino Barbosa (Biai), Ulisses Luna (Ula) e Nino Lins.
A atividade foi concluída com forte entusiasmo dos presentes, confiantes na grande possibilidade de respondermos aos desafios postos, na perspectiva do PCdoB continuar a frente da Prefeitura de Olinda, e construirmos um partido ainda maior, mais forte e mais estruturado desde já e para o futuro, um partido de quadros e de massas, dando nossa cota de contribuição para, com base em forte e crescente rede de quadros, chegarmos ao 13º Congresso Nacional do PCdoB com 500.000 membros em todo o país.
Sidney Mamede*
*Secretário de Organização do PCdoB/Olinda, membro do CE/PE e da Com. Estadual de Organização.
0 comentários:
Postar um comentário