"O carnaval de Olinda é o melhor do mundo" afirma Moura

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 · 0 comentários

Na tarde desta terça-feira (23), Luciano Moura fez um pronunciamento no plenário da Assembléia Legislativa destacando o exitoso carnaval de Olinda. Abaixo, segue o pronunciamento na íntegra.


Senhor presidente, deputadas e deputados, senhoras e senhores,

É com muita alegria que ocupo a tribuna desta casa para parabenizar o prefeito Renildo Calheiros pelo carnaval democrático e descentralizado que tomou conta de Olinda.


No carnaval de 2010, a prefeitura garantiu a diversidade cultural e a descentralização da festa. Além dos desfiles das agremiações, nove circuitos na Cidade Alta receberam orquestras e grupos itinerantes que garantiram a animação dos foliões nos intervalos dos blocos.

Durante o período momesco, 13 pólos de animação foram instalados. São eles: pólo Afro Nação Xambá, pólo Sítio de Seu Reis, pólo Peixinhos, pólo Salgadinho, pólo Rio Doce, pólo Ouro Preto, pólo Guadalupe, pólo Bonsucesso, pólo Casa da Rabeca, pólo Maracatus, pólo Samba, pólo Fortim e Infantil.

No Pólo Infantil, houve uma programação diversificada que incluía oficinas de percussão, dança popular, maquiagem artística, bolas com arte, reciclagem com pet e confecção de máscaras. Além disto, vários blocos fizeram apresentações voltadas para a criançada.


Mais uma vez, o som eletrônico acima do limite permitido pela legislação municipal foi combatido. Ao total, foram lavrados 16 autos de intimação, mas não houve necessidade de aplicação de multa.

Também foi combatida a comercialização de ambulantes clandestinos e irregulares nos pólos e corredores de folia. Todos os palcos e pólos foram fiscalizados na semana pré-carnavalesca e inspecionados durante o carnaval.

Minhas senhoras e meus senhores,

A grande comemoração deste carnaval foi a redução dos índices de violência. Durante a Festa de Momo, Olinda recebeu um efetivo de 1.510 policiais.
De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, cerca de 122 detenções foram registradas, contra 306 no ano de 2009. A Guarda Municipal registrou 38 boletins de ocorrência na delegacia virtual, bem menos que no ano passado, quando foram registradas 99.

O Patrimônio Histórico também foi preservado. A campanha de preservação do patrimônio realizada durante o carnaval foi exitosa e não houve registro de qualquer dano aos monumentos protegidos no âmbito do sítio histórico.

Já na área da saúde, em relação ao ano passado, a Secretaria de Saúde de Olinda registrou uma queda de 35% no número de procedimentos médicos nas três unidades que funcionaram no carnaval. Para garantir a saúde do folião, mais de 600 mil preservativos foram distribuídos.

Destaco também como ação exitosa a linha da folia, que mais uma vez se consolida como meio de conforto, mobilidade e acessibilidade aos foliões.

Aproveito a ocasião para parabenizar o artista Fernando Augusto, que valorizou o Patrimônio Cultural de Olinda e realizou uma decoração belíssima, homenageando os 35 anos do Mamulengo Só-Riso.

Encerro meu pronunciamento afirmando que, mais uma vez, o carnaval olindense se consagra como o melhor do mundo, atraindo milhares de turistas. De acordo com a Secretaria de Turismo, foram ocupados cerca de 98% dos leitos disponíveis na rede hoteleira de Olinda. Aproximadamente, um milhão e meio de foliões visitaram a cidade durante os quatro dias de carnaval.


Fonte: Site do Deputado Estadual Luciano Moura

A T.C.M – Sai na Marra e os foliões saíram “Surfando na marolinha “ neste carnaval 2010.

· 0 comentários

O carnaval de Olinda 2010 foi marcado pelos 24 anos do bloco SAI NA MARRA, que saiu com o tema “Surfando na marolinha “.


Em meio à inauguração da sede do PCdoB Olinda em plena Virgens de Bairro Novo, que se diga de passagem foi o principal ponto de encontro dos comunistas e amigos na previa do carnaval Olindense, e durante o carnaval bloco Sai na Marra comemorou os seus 24 anos de folia com a volta de alguns dos seus mais antigos foliões como Alanir Cardoso, Marcelino Granja, Hilda Gomes e delegações do PCdoB vinda diretamente do Cabo de Santo Agustinho , Paulista, Jaboatão, Recife, membros do diretório estadual entre outros e tantos amigos.






O Pólo do Sitio de Seu Reis há três anos marca a volta do espaço democrático e político, onde ficam concentradas as barracas dos partidos proporcionando em pleno carnaval um local público, democrático, criativo e irreverente.
Criado há aproximadamente 25 anos, a barraca dos partidos, como é carinhosamente chamado, agora dispõe de um local muito agradável a beira de um charmoso lago revitalizado e bastante arborizado, além disso, conta também com um excelente pólo carnavalesco, que há três anos transformou em um dos melhores espaços do carnaval Olindense.



Veja fotos da cobertura do carnaval 2010 aqui: Album de fotos

Fonte Texto e foto:
Comunicação do PCdoB-Olinda

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox