Comunistas discutem e aprovam ações para o fortalecimento da CTB

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 · 1 comentários

Aproveitando a reunião do Comitê Central do PCdoB, foi realizado na última sexta-feira, 26, encontro ampliado da Secretaria Sindical, com a presença de 26 quadros nacionais dos quais 14 são membros do CC. O foco dos debates foi o fortalecimento da CTB como uma central classista no país.

João Batista Lemos, secretário sindical do PCdoB, abriu os trabalhos. “Hoje a hegemonia do movimento sindical brasileiro é disputado pela CUT e Força Sindical, e por isso urge fortalecer a CTB”, disse. Conforme ressaltou, tal fortalecimento passa por três aspectos: político, orgânico e de consciência política.

Do ponto de vista político, o trabalho deve ser orientado pelo centro da luta tática dos comunistas em defesa do êxito do governo de Dilma Rousseff, reforçando, ao mesmo tempo, o papel do PCdoB. “Devemos fortalecer uma agenda mínima e unitária no país, a ser levada, com outras centrais, para a mobilização política de massas”, explicou o dirigente. Dentre os pontos mais relevantes da pauta estão a defesa da redução da jornada de trabalho, do aumento real do salário mínimo através de lei, do fim do fator previdenciário e das bandeiras do Grito da Terra.

Para Batista Lemos, é preciso “divulgar intensamente a agenda da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat)”. Além disso, colocou: “lutaremos também pela unicidade sindical, financiamento compulsório das entidades, estabilidade do dirigente sindical – na proporção do número de associados à entidade –, fim da concordância dos patrões para que sindicatos entrem com dissídio, organização por local de trabalho vinculada aos sindicatos e pelo fim das multas e interditos proibitórios”.

Do ponto de vista orgânico, Batista Lemos indicou a necessidade de se ampliar o esforço de filiação à central, tanto por parte dos comunistas como dos demais membros da CTB. “As direções estaduais devem ser fortalecidas e precisamos ampliar as receitas da Central; hoje, muitas das entidades filiadas não pagam (a contribuição) em dia”, completou. Ele encerrou sua apresentação destacando a “importância estratégica de que a CTB invista ao máximo na formação política para a elevação da consciência dos trabalhadores da sua base”.


Equipe de transição debate propostas para a saúde

· 0 comentários

O vice-presidente eleito, Michel Temer, coordena nesta quarta-feira, 1º/12, reunião sobre “Os desafios da saúde no Brasil”. O encontro, que reunirá representantes da equipe de transição governamental e de segmentos da saúde, terá como expositores o ministro José Gomes Temporão e o ex-ministro Adib Jatene.

O encontro será realizado de 14 às 17 horas, no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília (CCBB). Este é o segundo encontro temático promovido pela equipe para ouvir especialistas e aprofundar discussões sobre as propostas do Governo da presidenta eleita Dilma Rousseff. O primeiro, realizado há duas semanas, abordou o tema da erradicação da miséria.

Foram convidados para a reunião de amanhã representantes dos diversos segmentos da saúde, entre os quais pesquisadores, gestores públicos e privados, representantes dos segmentos hospitalares, de enfermagem, de medicamentos, dos municípios e dos estados.


Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega a PE

· 0 comentários

Considerado um marco consolidado no calendário anual dos direitos humanos no País, a quinta edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul movimenta a cidade do Recife entre os dias 06 e 12 de dezembro.

O evento, que tem curadoria do cineasta e produtor cultural Francisco Cesar Filho, acontece em 20 capitais: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina. Foram selecionados para esta edição 41 filmes, separados em três seções: Contemporâneos, Retrospectiva Histórica e Homenagem.

No Recife, a abertura da Mostra será no dia 06 de dezembro, às 20h, no Cinema São Luiz, com a exibição dos filmes brasileiros “Carnaval dos Deuses” e “Leite e Ferro” e do argentino “Meu Companheiro”.

Realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com patrocínio da Petrobras, produção da Cinemateca Brasileira e apoio da Prefeitura do Recife, Ministério das Relações Exteriores, TV Brasil, SESC/SP e Governo do Estado de Pernambuco, a 5ª Mostra, traz ao Cinema São Luiz obras cinematográficas contemporâneas de todos os países sul-americanos que representem e traduzam questões atuais de direitos humanos.

Criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Mostra vem se firmando como um espaço de reflexão, inspiração e promoção do respeito à dignidade da pessoa humana e tem como principal objetivo garantir o acesso à cultura. Com exibição gratuita, e exibições especialmente destinadas às pessoas com deficiência visual, a 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul terá as sessões sempre nos horários das 14h, 16h, 18h e 20h.


A programação completa, com a sinopse dos filmes, pode ser encontrada em http://www.cinedireitoshumanos.org.br



Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox