Coluna: O caso Protógens Dep. Federal pelo PCdoB

quarta-feira, 17 de novembro de 2010 · 0 comentários

Por: Alexandre Alves

Sem querer ser simplista, mais essa história evidencia a complexa natureza da luta de classes no Brasil, isso é a ponta de um iceberg. Sou solidário da opinião do comentário 1 (postado no site vermelho.org), isto mostra uma das faces do esquerdismo oportunistas por um lado e a social democracia do outro. O PCdoB, O vermelho , mostram a sua coerencia com a luta de idéas e de um jornalismo democrático progressista.


* Alexandre Sérgio Alves é professor de Matemática, Física e membro da direção PCdoB em Olinda . E-mail: alexandresaf@gmail.com

Festival Cena Brasil começa esta semana na Praça do Carmo em Olinda

· 0 comentários

A riqueza das manifestações culturais brasileiras será mostrada mais uma vez na sétima edição do projeto Cena Brasil a realizar-se nos dias 20 e 21 de novembro próximos em Olinda, no Grande Recife. A festa começa no sábado (20), quando se comemora o Dia da Consciência Negra e será marcada por uma grande marcha pelas ruas e ladeiras do Sítio Histórico, com a participação de dezenas de grupos culturais e do movimento negro de Pernambuco.

Da comemoração do Dia da Consciência Negra consta ainda a realização de ato cultural na Praça da Carmo, a partir das 18h. Lá, se apresentarão os grupos culturais que participarem da marcha, bem como o Coral Encanto de Olinda, formado por crianças e adolescentes que participam dos projetos sociais executados pela Prefeitura de Olinda, e os artistas e grupos Mallêt, Guardaloop, Côco de Aliança e Dona Zefinha, de Fortaleza (CE).

A festa prossegue no domingo (21) com o desfile pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda de cortejo dos afoxés Filhos de Gandhi, da Bahia, Omô Nilê Ogunjá e Alafin Oyó, ambos de Pernambuco. A concentração será no Largo do Guadalupe, às 15h. Após o desfile, os afoxés se apresentarão na Praça do Carmo, juntamente com os artistas e grupos Rogerman, RumBanda, Zé Pilintra, Estrógeno, Semente de Vulcão, A Roda e Sol Pereyra, da Argentina. As apresentações começam às 18h.

Paralelamente ao evento artístico-musical, o Cena Brasil realiza feira social, com a comercialização de gastronomia de terreiros. Também na Praça do Carmo. A concentração será na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso, às 15h.O projeto Cena Brasil é uma iniciativa da Produção e Arte e da OSCIP Diálogos.


Saiba mais sobre o Cena Brasil visitando:
www.cenabrasil.blogspot.com

UBM e Unegro fazem ato público para homenagear mulheres negras

· 0 comentários

O Largo do Guadalupe, no Sítio Histórico de Olinda, será palco nesta sexta-feira (19), a partir das 19h, do ato público promovido pela UBM - União Brasileira de Mulheres e pela Unegro – União de Negros pela Igualdade, em Pernambuco, para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra e homenagear as mulheres negras do Estado e do Brasil.

Ao optar pelo recorte de gênero buscamos dar mais visibilidade à luta da mulher negra em nosso País”, disse Márcia Ramos, coordenadora da UBM/PE e uma das organizadoras do evento. Segundo Márcia, este ano cinco mulheres serão homenageadas: Ceiça Silva, que atua na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Olinda, Bete de Oxum, Vera Barone, Elzira da Silva e Hilda Araújo (in memorian), todas com expressiva atuação em prol da melhoria da qualidade de vida da mulher nas mais diversas áreas.

O preconceito de gênero e raça/etnia ainda se faz presente em nossa sociedade, por isso, lutamos permanentemente por igualdade de oportunidades. Ao homenagear essas mulheres reconhecemos a importância do empoderamento feminino para a construção de uma sociedade mais democrática e igualitária”, disse a coordenadora da UBM.

A festa da mulher negra contará com a participação de grupos culturais de tradição afro-brasileira. O evento tem o apoio da Prefeitura de Olinda e da Rede de Mulheres de Terreiro.


Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox