Luciana Santos se reune com agentes culturais de Olinda

sexta-feira, 16 de abril de 2010 · 0 comentários

A ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos (PCdoB), deu início nesta quarta-feira (14.04) a uma série de reuniões com produtores e agentes de cultura da Cidade Patrimônio. Reunidos no mezanino do restaurante Capitania, cerca de 50 pessoas ligadas à área cultural interagiram com a pré-candidata a deputada federal e com o deputado estadual Luciano Moura (PCdoB). “Ainda não estamos em campanha, mas será preciso usarmos a criatividade para multiplicar as nossas idéias e ouvir a população. A eleição não será fácil e, até as convenções, em junho, estaremos nos reunindo nas casas, associações, conselhos, diariamente. Este é o momento de debate e construção da nossa plataforma”, pontuou Luciana em sua fala.

O trabalho como prefeita, reeleita (oito anos de mandato) e fazendo o sucessor (Renildo Calheiros/PCdoB), sobretudo nas áreas de infra-estrutura e cultura e lazer, foram bastante elogiados por todos os que se pronunciaram no bate-papo. Para Luciana, o espírito da campanha, de julho a setembro, deve ser de garra em função da meta de eleição para uma das 513 vagas da Câmara dos Deputados. “Mas é neste período atual, sem a agenda apertada da campanha, que a gente pode debater as propostas e os pilares da nossa atuação em Brasília”, analisou Luciana.

A comunista prevê que esta será uma campanha muito difícil no campo majoritário nacional e conclamou os formadores de opinião a prepararem o espírito para divulgar as candidaturas das forças de esquerda do País. “Muita gente não entende, ainda, o significado da eleição de Lula para presidente da República. É irrefutável que, de 2002 para cá, o Brasil se transformou. Nunca um governo abriu tantas escolas, universidades, preencheu vagas no Governo Federal e gerou tantos empregos com os investimentos, por exemplo, em Pernambuco: a refinaria, Hemobras, Transnordestina. Agora o Norte e o Nordeste têm uma política de desenvolvimento”, afirmou a pré-candidata a deputada federal.

Luciana Santos também destacou os índices de melhora na economia de Pernambuco para elogiar o governador Eduardo Campos. “Fomos o Estado cuja economia mais cresceu no Brasil: 11%. Somos hoje o quarto Estado que mais cresce no país. Por outro lado, nos últimos anos, 20 milhões de brasileiros saíram na miséria, pois estavam abaixo da linha da pobreza. Mais: 30 milhões de pessoas migraram das classes D e E para as C e B. O poder de compra foi ampliado”, enumerou Luciana, como alguns exemplos de avanços na qualidade de vida do brasileiro.

O deputado estadual Luciano Moura engrossou os elogios ao Governo Lula e foi taxativo ao analisar o quadro sucessório nacional. “Agora em 2010, verificadas todas estas conquistas, a eleição é decisiva para o Brasil saber se vamos avançar no desenvolvimento com distribuição de renda ou se vamos retroceder ao modelo de efervescência do projeto neoliberal”, colocou em questão. Moura, que já foi secretário de Obras e de Governo de Olinda, tendo também assumido interinamente a pasta de Cultura, enfatizou que todo o processo de mudanças significativas na região e no país também passou pela eleição de Eduardo Campos para governador e pela escolha popular de João Paulo prefeito do Recife e de Luciana Santos para Olinda, em 2000.

A comunista Márcia Souto, com sua equipe, coordenou o encontro e explicou que esta primeira reunião surgiu do interesse das pessoas por participar da eleição de Luciana Santos para deputada federal. “O pessoal sempre telefona, perguntando como fazer para ajudar na eleição de Luciana. Então, pela revolução cultural pela qual Olinda passou, resolvemos fazer este primeiro bate-papo com o pessoal da área. Vamos em frente, pois o que não falta neste público aqui é criatividade e vontade de trabalhar. Aqui estão as pessoas mais criativas desta cidade”, colocou Márcia.

A titular da Representação Regional do Ministério da Cultura, Taciana Portela, foi incisiva ao colocar o nome de Luciana como futura candidata a deputada federal: “Ouvidas as opiniões dos vários setores da cultura, teremos que vestir a camisa para ir para o embate pelo aprofudamento da democracia. Luciana tem toda uma história de luta e pode nos representar muito bem em Brasília, ouvindo os vários agentes culturais de Olinda, e do Estado também”, enfatizou Taciana Portela.

O documentarista Jéferson Luiz, do Cineclube Banco de Imagens de Pernambuco, falou da importância destes encontros com a sociedade civil antes de iniciar a campanha eleitoral. “A melhor coisa é o diálogo. É bom que estamos conversando muito antes das coisas acontecerem. Antes da campanha fica melhor para discutirmos o que vai acontecer na própria campanha e, consequentemente, com a possível eleição da candidata. Para nós, agentes culturais, acho fundamental”, elogiou Jéferson.

Por: Cristiano Jerônimo
Comunicação PCdoB-Olinda

Comissão Especial vai acompanhar preparativos da Copa

· 0 comentários

Foi instalada nesta quarta-feira (14), na Assembléia Legislativa, a Comissão Especial que acompanhará as ações desenvolvidas pelo Estado para sediar partidas da Copa do Mundo de 2014. Durante a reunião de instalação, na tarde de ontem, o deputado André Campos (PT), que sugeriu a criação do colegiado, foi escolhido para presidir o grupo.

O colegiado é composto por dez parlamentares, cinco titulares e cinco suplentes. Entre os titulares, André Campos (PT), Luciano Moura (PCdoB), Augusto Coutinho (DEM), Coronel José Alves (PRP), e Adelmo Duarte (DEM). Os suplentes são Esmeraldo Santos (PR), Eriberto Medeiros (PTC), Isaltino Nascimento (PT), Sebastião Rufino (PSB) e Miriam Lacerda (DEM).

Também participaram da reunião o secretário de Esportes de Pernambuco, George Braga e o coordenador do Comitê Pernambuco na Copa do Mundo 2014 e secretário estadual da Casa Civil, Ricardo Leitão. Na opinião de Leitão, muito mais significativo que os investimentos na construção da arena esportiva e da Cidade da Copa, avaliados em R$ 1,6 bilhão, é o montante injetado para viabilizar a infraestrutura.

Segundo Luciano Moura, “é essencial unir forças que possam contribuir para um resultado positivo do trabalho da Comissão”. O parlamentar também ressaltou que a Copa é um evento muito importante para o Estado, pois irá resultar em vários investimentos para Pernambuco.

Por:Amanda Trindade
Assessoria de Comunicação
do Gab.Dep.Luciano Moura

UBM promove debates sobre questões de gênero

quarta-feira, 14 de abril de 2010 · 0 comentários

A União Brasileira de Mulheres (UBM) promove o ciclo de palestras “Mulher, Mais Política, Mais Poder” nos próximos dias 28 de abril, 13 e 26 de maio. Os direitos e as políticas de gênero serão discutidos e as questões serão encaminhadas pela entidade.

No dia 28 de abril, às 19h, o tema será “Saúde da mulher, direitos sexuais e direitos reprodutivos”, com participação de representantes do Projeto Curumim – Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife. No dia 13 de maio, às 19h, o debate é intitulado “Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social”, com Betânia Ávila, do Núcleo do Gênero da UFPE, e coordenadora do SOS Corpo, além de Sybelle Chagas.

Já no dia 26 de maio, também às 19h, a discussão será “Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres”, com palestras de Rejane Pereira (Fórum de Mulheres Silva Camurça), além de Ana Paula Portela.

PROJETO “MULHER, MAIS POLÍTICA, MAIS PODER”
CICLO DE PALESTRAS

Todas as Palestras acontecerão na sede do SINPRO Rua Almeida Cunha, 65 - Boa Vista - Recife
28/Abril

Horário 19h Saúde da mulher, direitos sexuais e direitos reprodutivos.
Com participação de representantes do Projeto Curumim – Sec. De Saúde da Prefeitura do Recife.

13/Maio
Horário 19h Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social.
Com Betânia Ávila Núcleo do gênero da UFPE e coordenadora do SOS e Sybelle Chagas.

26/Maio
Horário 19h Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres. Com Rejane Pereira – Fórum de Mulheres (Silva Camurça) e Ana Paula Portela.

Data a confirmar
Horário 19h Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão Com Luciana Santos, Cristina Buarque e Ana Arraes.

Mais informações pelo e-mail: paulafalbo@yahoo.com.br

Por:Cristiano Jerônimo
Comunicação PCdoB-Olinda

O PCdoB com Dilma para o Brasil avançar

terça-feira, 13 de abril de 2010 · 0 comentários

PCdoB-PT, aliança para vencer

O PCdoB, ao anunciar apoio à pré-candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República, oferece uma militância aguerrida e lideranças institucionais para trabalhar na campanha eleitoral. Por outro lado, ao se associar à candidatura Dilma, o PCdoB se beneficia com um projeto de governo – de avançar nas conquistas sociais - que representa a luta dos comunistas. Mas isso não é novidade para uma aliança entre os dois partidos – PCdoB e PT – que vem desde 1989. (Veja galeria de imagens)

DNA do PCdoB


Para a vice-presidente do PCdoB e ex-prefeita de Olinda (PE), Luciana Santos, “Para nós, a Dilma representa o caminho que queremos para o país. O nosso objetivo estratégico é a construção do socialismo, mas nos entendemos que existe necessidade de construir uma avenida que será o novo projeto desenvolvimentista.

Não há nenhuma candidatura que possa expressar melhor isso não só pelo que representa de continuidade do governo Lula, mas pelo aprofundamento das bandeiras mais progressistas, aquilo que o governo Lula ainda não foi capaz de fazer”, avalia Luciana Santos.

Em Pernambuco, ela acredita que não haverá dificuldade em mostrar ao eleitor, na campanha plebiscitária que o Partido defende, a diferença entre o que foi o projeto neoliberal de FHC e o que foram os oito anos de experiência do governo Lula. “É o que vai ficar na boca do povo”, garante.

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox