Programa ProJovem Trabalhador de Olinda já inseriu 800 alunos no mercado de trabalho

sexta-feira, 4 de novembro de 2011 · 0 comentários

A Prefeitura de Olinda trabalha para renovar os convênios firmados com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o objetivo de dar continuidade ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens, conhecido por ProJovem Trabalhador. Ao todo, 12 cursos profissionalizantes devem preparar, para o mercado de trabalho, jovens de toda a cidade.

“Com o sucesso do primeiro ProJovem Trabalhador, realizado em Olinda até maio do ano passado, o Ministério do Trabalho sinalizou com um novo convênio”, afirmou Luiz Neto, coordenador de juventude, da secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Olinda.

O programa ProJovem Trabalhador está em execução em Olinda desde 2009. Desde o início do projeto, a Prefeitura formou cerca de 2.700 alunos, nos cursos de administração, construção e reparo I e II, turismo e hospitalidade, alimentação, esporte e lazer, vestuário, arte e cultura I e II, telemática, serviços pessoais e gráfica.

Todos os estudantes receberam um kit com material escolar e assistiram a cinco horas diárias de aula, acompanhados por 120 instrutores, com qualificação em magistério ou pedagogia. Segundo Luiz Neto, a cidade se destacou nos últimos dois anos, por ter inscrito o maior número de jovens no programa em todo o estado.

A parceria com o Governo Federal se encaixa em uma das categorias do programa, a Juventude Cidadã, que além de oferecer aulas teóricas e práticas, destina uma bolsa auxílio, no valor de R$ 100, para ajuda durante os estudos.

“Com o crescimento de Pernambuco e o aumento de ofertas de emprego, é preciso qualificar nossos jovens e prepará-los para o mercado de trabalho. Olinda não fica de fora desse cenário tão significativo. Por isso a importância do ProJovem Trabalhador aqui em nossa cidade”, avalia.

O projeto inseriu no mercado mais de 800 alunos e cumpriu a meta estabelecida pelo ministério, de ter, no mínimo, 30 por cento dos jovens qualificados trabalhando.  O Programa Nacional de Inclusão de Jovens formou 120 turmas, distribuídas em oito pólos e 52 núcleos, espalhadas por toda a cidade. Ao todo, 18 bairros de Olinda receberam as atividades destinadas a beneficiar membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo e alunos com o ensino fundamental II completo ou estudantes do ensino médio.



Fonte: Site da PMO
Por Jônatas Lima

Anonymous promete ação hacker no sábado, Dia de Guy Fawkes

· 0 comentários

O grupo de hackers Anonymous já avisou que vai agir no sábado, dia 5 de novembro, dia de Guy Fawkes, que tentou explodir o parlamento inglês, em 1605. Os integrantes prometem entrar em alguns sites de grandes corporações. No twitter, o grupo deixou o seguinte recado: "Algumas grandes corporações têm sites tão seguros quanto aqueles dos anos 90. Obrigado por facilitarem nossa vida! Aguardem-nos no dia 5 de novembro".

O Anonymous surgido em meados dos anos 2000, no fórum 4chan. Suas atividades foram intensificadas em 2010, com a invasão de sites de grandes empresas e governos. A ação mais famosa foi no site da Sony, que tirou a rede de jogos PSN do ar por quase de um mês.

Ainda não se sabe quais serão os alvos agora, mas um deles pode ser a rede de TV Fox News, ameaçada em um vídeo supostamente publicado pelo grupo no YouTube. Havia também boatos de que o Facebook poderia ser atacado, mas o grupo desmente essa possibilidade em sua conta no Twitter. O Anonymous se identifica como um grupo de ativistas da liberdade na internet e apoia o movimento Ocupe Wall Street.

Quem foi Guy Fawkes?

No dia 5 de novembro de 1605, Guy Fawkes, um revolucionário, foi preso ao tentar explodir o Parlamento Britânico. Fawkes e seu grupo pretendiam assassinar o Rei James I, mas seus planos foram descoberto e, depois, impedidos de executar a ação. Fawkes foi torturado e executado um ano depois. Desde então, a data é conhecida no Reino Unido como Dia de Guy Fawkes.

Foi em 1980 que a história ganhou popularidade com a série de histórias em quadrinhos (HQs) "V de Vingança", de Alan Moore. Ambientada no futuro, um revolucionário mascarado planeja derrubar um regime totalitário. A máscara do personagem é uma versão estilizada do rosto de Guy Fawkes. A HQ ganhou uma versão para o cinema em 2006. A máscara inspirada no ativista é um dos principais símbolos do Anonymous e de movimentos contrários ao capitalismo, como o Ocupe Wall Street.

Outra possibilidade

Há uma outra alternativa cogitada pelo grupo para colocar em prática no dia 5: Operação Cash Back, dinheiro de volta. É ligada ao Bank Transfer Day, também dia 5, trata-se de uma mobilização para fechar contas em grandes bancos e transferir para instituições comunitárias.


com agências


Mais de 600 jovens na 2ª Conferência Estadual da Juventude

quinta-feira, 3 de novembro de 2011 · 0 comentários

Mais de 600 jovens entre delegados eleitos nas Conferências Municipais, Territoriais e Regionais, além de representantes da sociedade civil estarão reunidos a partir da próxima sexta-feira (4) até o domingo (6) na 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude de Pernambuco, promovida pela Secretaria da Criança e da Juventude do Estado (SCJ). A abertura do encontro acontecerá às 16h, no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco.

A Conferência juntará as principais propostas discutidas nas etapas Municipais, Territoriais e Regionais, além das etapas livres realizadas presencial e virtualmente. Essas propostas serão levadas para a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá em Brasília, dos dias 9 a 12 de dezembro.

Nas Municipais, Pernambuco conseguiu mobilizar mais de 12 mil jovens. Já nas Regionais, as propostas elaboradas nos municípios foram consolidadas nas quatro regiões do Estado: Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Também nessas conferências foram eleitos os delegados das cidades que não haviam realizado suas conferências municipais.

Já nas Territoriais, os jovens que vivem no campo participaram das discussões, consolidando suas experiências e debatendo as políticas públicas de juventude no âmbito dos territórios. Quatro Conferências Territoriais foram realizadas no mês de setembro em Ibimirim, Glória do Goitá e Afogados da Ingazeira. Cerca de 400 pessoas participaram dos encontros e 60 delegados foram eleitos para Estadual.

Mais informações sobre a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude pelo telefone (81) 3181.2420 ou pelo e-mail seape@scj.pe.gov.br.

Confira programação

Sexta-feira (4)
10h às 17h – Credenciamento
16h – Solenidade de Abertura da II CEPPJ
16h45 – Conferência Magna - Juventude: Desenvolvimento e Efetivação de Direitos
17h45 – Leitura e aprovação do Regimento Interno da II CEPPJ
18h30 – Apresentação Cultural/Encerramento do primeiro dia

Sábado (5)
08h às 13h – Continuação do credenciamento
08h30 – Painel I - Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015
10h30 – Painel II - Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude:
Desafios na Implementação do Plano Estadual de PPJ
12h30 – Almoço
14h às 17h – Trabalhos em grupo
18h – Apresentação Cultural/Encerramento

Domingo (6)

8h30 – Plenária final de aprovação das propostas à Conferência Nacional
11h – Eleição dos delegados à Conferência Nacional
12h30 – Almoço
13h 30 – Apresentação dos delegados (as) eleitos (as) para a Conferência Nacional
14h – Encerramento


Da Folha de Pernambuco Digital
com informações da assessoria
 
 

PCdoB veicula inserções no rádio e na TV

· 0 comentários

Começou na noite desta quarta-feira (02) a veiculação das inserções regionais do PCdoB de Pernambuco. No total serão 40 miniprogramas com 30 segundos de duração exibidos em todas as emissoras de rádio e televisão do Estado, entre às 19h30 e às 22h.

As peças vão ao ar ainda nos dias 04,07 e 09 de novembro. Foram produzidos seis vídeos e sete spots de rádio, versando sobre os temas As cidades do amanhã a gente faz agora e PCdoB. Socialismo com a nossa cara.

As inserções terão a participação de destacados militantes do PCdoB em Pernambuco, como o deputado estadual Luciano Siqueira; a deputada federal Luciana Santos; prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; Dr. Marcos Siqueira, vice-prefeito de Abreu e Lima e Carlos Francisco, vice-prefeito de Bezerros. Participarão também o secretário de Planejamento de Paulista, Jorge Carreiro e o vereador Augusto Simões, de Pesqueira e Alagoinha.

Programe-se para assistir e divulgue entre seus amigos e nas redes sociais.

Clique nos links abaixo e confira:

Inscrições abertas para monitoria do Arte em Toda Parte

segunda-feira, 31 de outubro de 2011 · 0 comentários

As inscrições para os universitários interessados em participar da seleção de monitores para a 11ª edição do Olinda Arte em Toda Parte já estão abertas e podem ser feitas até o dia 07 de Novembro. O evento, que acontece no Sítio Histórico de Olinda, será realizado entre os dias 25 de novembro e 4 de dezembro. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no link abaixo deste texto. O estágio é voluntário.

O Olinda Arte em Toda Parte é um evento anual do município que mobiliza os artistas plásticos do Sítio Histórico durante uma semana e meia. Neste período, eles abrem as portas de seus ateliês para que o público conheça e aprecie seu trabalho. O diferencial é a participação maciça destes pintores, escultores e artesãos, que fazem questão de receber pessoalmente os visitantes, muitas vezes dentro de suas casas.

O Arte em Toda Parte já se firmou como um dos principais eventos culturais e turísticos da cidade. Hotéis, restaurantes, pousadas, galerias, ateliês e museus se integram para apresentar da melhor forma possível a arte tipicamente produzida nas ladeiras históricas de Olinda.

Além das artes plásticas, concertos, teatro de rua, serenatas, congressos literários, exibição de documentários, recitais, dentre outras atividades, abrilhantam as ruas da Cidade Alta.
Mais informações:

Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia
Fone: (81) 3493.3770 (das 8h às 13h) / e-mail: arteemtodaparte11@gmail.com

Formulário de inscrição da monitoria – Olinda Arte em Toda Parte 2011
 
 
 
Fonte: Site da PMO
 

Crescem adesões a manifesto solidário ao PCdoB

· 0 comentários

Lançado na ultima terça (25), o abaixo-assinado de intelectuais de diversos setores de atividade cresce a cada dia com apoio de ilustres membros da comunidade acadêmica, como Ennio Candotti -- astrofísico já eleito quatro vezes presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) -- e Luiz Carlos Prestes Filho, professor da Universidade Federal Fluminense, jornalista e filho de Luís Carlos Prestes, o “Cavaleiro da Esperança”.

Os manifestantes repudiam os ataques caluniosos e sistemáticos da imprensa reacionária ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). São professores, jornalistas e artistas, como Chico de Assis, dramaturgo e poeta que também acaba de assinar o documento.

Mais do que participar da lista, muitos signatários, como Cézar Britto, ex-presidente federal da OAB, enviam também comentários com referência à história de luta do Partido. Britto declara: "Tenho no PCdoB uma referência de coerência na construção de um Brasil justo, igual e solidário. Aliás, não se pode escrever a história do Brasil sem anotar, nas suas páginas mais dolorosas e simultaneamente mais corajosas, a ação destemida do PCdoB em defesa do Estado Democrático de Direito. A história do PCdoB foi construida com o sangue da resistência, o suor da ousadia e as lágrimas da emoção de quem escreveu as melhores páginas de seu tempo. Registro, assim, o meu nome no manifesto em solidariedade ao PCdoB".


O manifesto está recebendo adesões através do e-mail: solidariedadepcdob@gmail.com.

Confira 



Fonte: Site Vermelho.Org

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox