Uma nova orla vai surgir em Olinda

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 · 2 comentários

Prefeitura do município lança obra da orla marítima nesta sexta-feira (07), às 16h, na beira-mar de Casa Caiada.

Ano novo, nova orla! A Prefeitura Municipal de Olinda assina a ordem de serviço da obra que vai mudar a cara da cidade. O trabalho vai resgatar a orla marítima como belíssima atração natural da Cidade Patrimônio. Será nesta sexta-feira (07), às 16h, na beira-mar de Casa Caiada (por trás do Habib´s), com a presença do prefeito Renildo Calheiros, representantes da Secretaria de Obras do município e do Governo do Estado. Serão investidos 23 milhões, sendo 20 milhões provenientes do Ministério do Turismo e mais 3 milhões do Governo do Estado, para a revitalização e a urbanização das praias de Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce.

Além de recuperar a faixa de terra à beira-mar, tentando conter o avanço das águas, as intervenções prevêem o resgate da área, tornando o espaço mais atrativo para moradores e turistas. Entre os serviços, a obra inclui a continuidade da via litorânea da praia de Rio Doce, do trecho que vai do flat Quatro Rodas até a ponte do Janga (limite com Paulista). Ainda no bairro de Rio Doce, todas as transversais que levam à praia serão pavimentadas. Vão ser construídos banheiros entre Bairro Novo e Casa Caiada, e uma ciclovia margeará toda a orla.

A intervenção a ser executada compreende obras de três naturezas distintas. São elas:

1. No trecho de 3,75 km, entre Bairro Novo e Casa Caiada (a partir da Rua Farias Neves Sobrinho até a Rua Joana D’Arc), serão executadas a implantação e requalificação da ciclovia, readequação da via e dos estacionamentos com travessias de pedestre, redutores de velocidade e sinalização viária, recuperação e implantação de mobiliários urbanos, de equipamentos de esporte e lazer, pista de Cooper, iluminação e banheiros.

2. No outro trecho de 2,5 km, entre Casa Caiada e Rio Doce (a partir da Rua Joana D’Arc até a Ponte do Janga), será implantada uma via litorânea com ciclovia, travessias de pedestre, redutores de velocidade, estacionamentos e sinalização viária. Neste trecho, também serão criados espaços de convivência e práticas esportivas, além da implantação de equipamentos de apoio e mobiliário urbano, banheiros, iluminação e paisagismo.

3. A terceira e última intervenção, essencial como elemento de sustentabilidade da urbanização, é a proteção para contenção do avanço do mar. A recomposição de 33 espigões (espécie de dique) de Bairro Novo já foi realizada.

Com 9 km de extensão, a reestruturação da orla de Olinda será um atrativo especial que, aliado ao Patrimônio Cultural da cidade, fortalecerá a atividade turística com grandes benefícios para a economia local, além de propiciar aos olindenses um lazer mais democrático e limpo.

Serviços que serão executados:

  • Readequação e abertura de vias;
  • Implantação de ciclovia;
  • Novos estacionamentos;
  • Travessia de pedestre em nível;
  • Redutores de velocidade;
  • Sinalização viária;
  • Recuperação e implantação de mobiliários urbanos;
  • Novos equipamentos de esporte e lazer;
  • Pista de Cooper;
  • Nova iluminação pública;
  • Quiosques com banheiros;
  • Projeto paisagístico;
  • Drenagem e Esgotamento sanitário;
  • Pavimentação das vias transversais;
  • Recomposição dos espigões (diques);
  • Barreiras de contenção do mar.


Renato Rabelo ressalta significado singular da posse

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011 · 0 comentários

Hoje, a posse de Dilma como presidente da República Federativa do Brasil tem um significado singular na política brasileira”, afirmou o presidente do Partido Comunista do Brasil, Renato Rabelo. Em primeiro lugar, de acordo com o dirigente comunista, trata-se da “terceira vitória nacional consecutiva das forças democráticas, progressistas e de esquerda, que dá continuidade ao novo ciclo político aberto por Lula em 2002”.

Também deve ser levado em conta o fato de que “Dilma se elege no curso de êxitos de um governo democrático e progressista com amplo apoio popular”.

O terceiro ponto por ele sublinhado é o fato de que “agora o Brasil se situa numa posição favorável para seu rápido desenvolvimento em um mundo que vive uma crise sistêmica do capitalismo, que caminha para uma transição no sistema político global”.

A presidente Dilma reconhece que a essência da continuidade do seu governo é o avanço, o que significa do nosso ponto de vista a continuação de maiores mudanças no sentido de um governo avançado, soberano, democrático e popular”, acrescentou.

Citou, por fim, que “a vitória da primeira mulher à Presidência da República, depois dos êxitos do primeiro operário neste elevado cargo político tem um marcante significado no avanço civilizatório da história da nação brasileira”.



Da redação do
site do PCdoB

Eduardo Campos empossa secretariado

· 0 comentários

O governador Eduardo Campos, ao contrário do seu discurso de posse, improvisou neste domingo (2), na posse do seu secretariado, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

Com palavras poéticas, começou dizendo que este era um dia especial. "Estamos começando esta nova etapa num dia de domingo. Um dia de forte emoção para cada um de nós, para mim, em particular, um dia bonito para a democracia brasileira, quando assistimos à primeira mulher suceder o primeiro filho do povo brasileiro na Presidência da República".

Eduardo ressaltou a mudança pela qual passa a Região Nordeste e, sobretudo, Pernambuco. "Tempo em que o Brasil conseguiu começar a mexer nas fábricas de desigualdades montadas País afora, que nos permitiram destravar o crescimento econômico e dar oportunidade ao Nordeste, a Pernambuco de mostrar o seu papel na construção da grande nação brasileira. Esta etapa da vida brasileira encontra um Nordeste animado pela inclusão de muitos que estavam fora da cidadania e encontram um Pernambuco ainda mais animado".

O governador convocou o secretariado para o trabalho. "Pernambuco tem pressa e nós temos mais ainda. Vamos aproveitar todas as oportunidades que a nação nos oferece para legar ao nosso povo um Pernambuco bem mais equilibrado".



Leia esta matéria completa aqui


Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox