Tarifa de água dos Pernambucanos vai subir 5%

quarta-feira, 24 de novembro de 2010 · 0 comentários


A conta de água dos pernambucanos vai aumentar 5% no ano que vem. O percentual anunciado ontem pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) será repassado integralmente em fevereiro. Antes, na cobrança de janeiro, a população já vai sentir o acréscimo proporcional aos dias de leitura do medidor. Isso porque o reajuste entra em vigor no dia 23 de dezembro, 30 dias após sua publicação no Diário Oficial.


A última elevação foi de 8,6%, em outubro de 2009, quando foi adotada uma revisão tarifária baseada em levantamentos de custos e despesas da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o que agora ocorrerá a cada quatro anos. A redução de 8,7% na conta de energia - que corresponde a 24,64% das despesas da Compesa - foi a principal responsável pelo reajuste ser menor do que em anos anteriores.

A definição da Arpe saiu duas semanas após a Compesa enviar uma carta pedindo uma posição do órgão sobre os indicadores econômicos utilizados como base para a composição do reajuste. Com o objetivo de cobrir a inflação, ficou decidido que ele será avaliado, anualmente, através dos índices Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Geral de Preços do Mercado (IGPM).

O IPCA, que acumulou 5,20% entre novembro de 2009 e outubro 2010, serve para recompor gastos com pessoal, serviços terceirizados, materiais e produtos químicos, gerais e fiscais. Já o IGPM, que variou 8,80% no mesmo período, é usado para recompor as despesas com eletricidade. Como a conta de energia caiu, a Arpe optou por adotar apenas a metade deste índice. Caso esta medida não fosse tomada, o aumento da tarifa de água seria de 6,1%.


Leia mais aqui

Fonte: Folha-PE

Transição: Dilma dispensa Meirelles da chefia do Banco Central

· 0 comentários

Sem ter falado com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, Dilma Rousseff escolheu ontem para o comando da instituição o economista Alexandre Tombini, hoje diretor de Normas e Sistema Financeiro. Além disso, a presidente eleita decidiu nomear Miriam Belchior, coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como ministra do Planejamento.

Dilma anunciará hoje os três primeiros nomes da equipe econômica: além de Tombini e Miriam, que substituirá Paulo Bernardo, ela confirmará oficialmente a permanência do ministro Guido Mantega na Fazenda. A presidente eleita decidiu fazer o anúncio agora porque vai viajar e não quer criar incertezas no mercado financeiro. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma participará amanhã, em Georgetown (Guiana), da cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul).

A escolha de Tombini foi dada como certa no início da tarde de ontem, após longa reunião de Dilma com Mantega, na Granja do Torto. Em conversas reservadas, Meirelles já havia dito que não aceitaria permanecer no cargo se o Banco Central perdesse a autonomia que teve ao longo dos dois mandatos de Lula. Foi, na verdade, uma jogada marqueteira de Meirelles que, ciente de que não permaneceria no cargo, pretendeu deixar a impressão de que sairia porque suas condições não foram acatadas e não porque seu perfil é indesejado pelo futuro governo.


Tripé neoliberal

Nesta quarta-feira (24), Meirelles voltou a ensaiar um discurso de "decisão pessoal" para justificar sua saída do cargo no final do ano. "Foi uma definição pessoal. Posso dizer que estou feliz e realizado, tenho recebido manifestações de apoio. Considerando o momento econômico que o Brasil está, é o adequado para encerrar a minha missão", afirmou.

O presidente do BC também justificou a saída da presidência da instituição. "É uma regra de boa prática de governança dos banco centrais que um presidente dessas instituições não fique mais do que dois mandatos na presidência, o que, no Brasil, coincide com o mandato de presidente da República", declarou.


Leia mais aqui

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox