Cena Brasil, consciência e luta negra tomam conta do Sítio Histórico de Olinda

terça-feira, 22 de novembro de 2011 · 0 comentários

Centenas de pessoas deram a demonstração, em Olinda, de que é possível e proveitosa a parceria entre a Prefeitura, a sociedade e o movimento social, e a iniciativa privada. Quase mil pessoas participaram da Marcha da Consciência Negra, neste domingo (20.11) que teve a concentração no pátio da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, bairro de Bonsucesso. 

O prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) esteve presente e discursou em favor da história e da causa negra no Brasil. O Encontro de Afoxés, por volta das 16h, deu início à caminhada, que seguiu pela rua do Amparo, entrou nos Quatro Cantos e seguiu pela avenida Joaquim Nabuco, até a rua Marcos Freire, juntando-se ao Festival Cena Brasil 2011, no palco do Pátio do Fortim do Queijo, onde houveram várias atrações, desde o sábado. 

“Multiplicidade cultural no cenário histórico” foi o tema do evento, que marca o Dia da Consciência Negra na Cidade Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade. A exemplo dos outros anos, as bandas participantes terão um CD com as músicas próprias. Quatro atrações culturais se apresentaram no domingo e outras cinco no sábado, no Pátio Fortim do Queijo, além da dança e do som do Encontro de Afoxés na Marcha que contou com a participação do grupo Unegro, entre outros.

No local do festival ocorreu também a Feira Social, com o tema Gastronomia de Terreiros. “O Cena Brasil 2011 é um encontro da música com o conhecimento, da arte com o lazer, da cultura com a história. Uma celebração de talentos, de inovação e renovação que traz pra nossa cidade a diversidade musical e cultural do nosso estado; em comunhão com a cultura do país e do mundo”, descreve um dos produtores do evento, Edilton Euclides (Energia). O Palco do Cena Brasil, este ano, no Pátio do Fortim do Queijo recebeu 11 atrações musicais em dois dias: as apresentações musicais de Dona Del do Coco, Coco de Toré Pandeiro do Mestre, Marcelo Santana, Grupo Bongar, Cavalo Marinho Boi Pintado, Banda Radares, Jorge Riba, Shifty Side e Ska Maria Pastora.

Em sua nona edição, o Festival Cena Brasil 2011, promovido pela Produção & Arte, com a Oscip Diálogos, tem um histórico bastante singular, segundo Energia, pois desde sua primeira edição em 2004, ele acontece em Olinda e em espaços abertos, permitindo uma interação com o público e valorizando o patrimônio histórico da cidade. “Além disso, o Cena Brasil tem um perfil itinerante, pois busca a cada ano utilizar os diversos equipamentos públicos, de forma gratuita e sempre garantindo o fácil acesso. Já aconteceu dentro do Carnaval de Olinda, também na Praça do Carmo, no Varadouro, em Peixinhos, Sítio de Seu Reis e agora aporta no Fortim do Queijo, que este ano foi um grande sucesso”, comemora Energia.


Por: Cristiano Jerônimo
www.cristianojeronimo.com.br

Olinda Arte em Toda Parte começa nesta quinta-feira

· 0 comentários

A Prefeitura de Olinda inicia nesta quinta-feira (24) a 11ª edição do Olinda Arte em Toda Parte. O evento acontece no Sítio Histórico da cidade até o dia 4 de dezembro. São quase 15 dias de intensa mobilização de dezenas de artistas plásticos, que abrem seus ateliês à visitação pública durante todo o dia.
 
Este ano, um dos maiores eventos abertos de artes visuais comemora os 30 anos do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade concedido a Olinda pela Unesco em 1982. Além das artes plásticas, o Olinda Arte em Toda Parte inclui a realização de concertos, apresentações teatrais, serenatas, congressos literários, exibição de documentários, recitais, entre outras atividades.
 
A programação completa do evento, bem como a relação dos ateliês e artistas participantes pode ser conferida no site: www.olindaarteemtodaparte.com.br .

 
 
 
Fonte: Site de Luciano Siqueira
 
 


Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox