PCdoB de Olinda prepara partido para novos desafios

sexta-feira, 16 de setembro de 2011 · 0 comentários

No ultimo sábado (10), o comitê municipal de Olinda realizou na AESO Faculdades Integradas Barros Melo a sua 14ª conferência municipal.

Na ocasião, cerca de 330 delegados elegeram a nova direção do comitê municipal e os delegados para a conferência estadual, discutiram o novo Projeto de Desenvolvimento para o País, realizaram um balanço da atuação do Partido em Olinda e debateram o projeto eleitoral para Olinda em 2012.

Participaram ainda diversos dirigentes estaduais e nacionais do Partido entre eles estavam: Alanir Cardoso presidente estadual do PCdoB-PE, Luciano Moura presidente do comitê municipal de Olinda, Luciana Santos deputada federal, Luciano Siqueira deputado estadual, Renildo Calheiros prefeito da Cidade e Marcelino Granja secretário estadual de Ciência e Tecnologia.

Um dos momentos mais marcantes da reunião foi uma homenagem coordenada por Fernando Ramos a dois militantes que faleceram no ano passado: Rafael Alves da UJS e o Secretário Executivo de Políticas Públicas de Olinda Fernando Lemos, emocionando a todos os presentes.

Mobilização - A conferência municipal de Olinda foi antecedida por 75 reuniões. De acordo com dados do comitê, aconteceram 38 assembléias de base, duas plenárias de jovens e mulheres, cinco conferências de comitês intermediários, distrital 10°, 100° e 117ª Zonas, além dos comitês da prefeitura e da Funeso, mobilizando um total de 1225 militantes e mais de 1660 pessoas

Militantes eleitos na Conferência para a direção municipal no biênio 2011-2013

Alexandre Alves, Amanda Trindade, André Candido, Antonio (Nino) Lins, Cesar André Pereira, Clarence Santos (Pastor), Cristina Santiago, Edleuza Gomes, Ednalva Liberato (Nalvinha), Elcio Guimarães, Enison Hipolito, Fernando (Soró) Ramos, Gilson Barbosa, Glauco Pinto, Hilda Gomes, Inês Tenório, Isadora Garcia, Ivone Chalu Pacheco, Jorge Bartolomeu, Laudijane Domingos, Laudijane Domingos, Liliana Maria da Silva, Luciano Moura, Magaly Andréa, Marcelino Granja, Marcelo Soares, Márcia Souto, Mário Marques (Marinho), Matheus Lins, Olavo,Roberto Santana (Beto), Sergio (Orobó) Campos, Severino Barbosa (Biai), Sidney Mamede, Suely Araujo e Ulisses Luna (Ula).


Olinda monta Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

quarta-feira, 14 de setembro de 2011 · 0 comentários

O respeito aos direitos das mulheres, o fim da discriminação e a participação igulitária em todos os setores da sociedade é dever do Estado. Olinda dará um importante passo para promoção destes princípios com a implantação do seu primeiro Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. A proposta para elaboração do Plano, que será resultado da IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, é que ele seja construído por representantes que serão eleitas em todo o município.

A eleição dessas representantes serão através das chamadas pré-conferências, que acontecerão entre os dias 13 e 23 de setembro, momento das mulheres entrarem em contato com os princípios que norteiam o movimento e com os eixos de discussão, são eles: Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social; Educação inclusiva, não-sexista, não-racista, não-homofóbica e não-lesbofóbica; Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, e Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

Depois dessa etapa as representantes eleitas estarão aptas a participar da IV Conferência Municipal das Mulheres, que acontecerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e terá como tema: Construindo a Igualdade de Gênero: Rumo a Cidadania Feminina. Serão elas que elegerão as propostas que irão compor o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Calendário das pré-conferências:

13/09 – Escola Coronel José Domingos, Rua Dracena, s/n – Ouro Preto, 19h

15/09 – Biblioteca Pública de Olinda, Av. Liberdade, s/n– Carmo, 19h

20/09 – Escola Claudino Leal, Av. Potiguar, s/n – Cidade Tabajara, 19h

22/09 – Escola Polivalente Compositor Antônio Maria, Av. Acácias, s/n – Rio Doce, 19h.

23/09 – Secretaria de Educação de Olinda, Rua 15 de Novembro – Varadouro, 8h. (exclusiva para servidoras municipais)

23/09 – Secretaria de Educação de Olinda, Rua 15 de Novembro – Varadouro, 14h. (exclusiva para participantes de movimentos sociais)

Por Ana Cláudia Ribeiro
Fonte: Site da Prefeitura de Olinda

Comitê Municipal do PCdoB disponibiliza a resolução política da 14ª Conferência

terça-feira, 13 de setembro de 2011 · 0 comentários

Resolução Política da Conferência Municipal do PCdoB/Olinda
Por um partido a altura dos desafios atuais.
“(...) Conforme indica a tendência histórica objetiva, a solução viável hoje é o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, caminho brasileiro para o socialismo (...)” (Programa Socialista para o Brasil).
 
Camaradas,
Lutar pelo êxito do Governo Dilma no avanço do Projeto Nacional de Desenvolvimento é condição determinante para o Brasil continuar avançando e prioridade de nossa atuação política, tem sentido estratégico, na medida em que abre caminho para transformações mais profundas, para a transição ao Socialismo, motivo maior da nossa existência. Temos participação ativa em varias áreas do Governo Federal, estamos à frente do Ministério do Esporte trabalhando a questão como elemento de inclusão social e na conquista de dois importantes eventos mundiais, a Copa do Mundo de futebol em 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Segundo Renato Rabelo, Presidente Nacional do PCdoB: O governo Dilma inspira confiança e esperança, com a emergência de setores médios e na elevação da autoestima do povo. O desafio maior do novo governo, entretanto, consiste em manter relativamente unida a ampla base política, heterogênea, em torno do avanço democrático, nacional e popular, em cujo centro esta o PT, e ser independente na formulação de uma política econômica que mantenha um crescimento acentuado e contínuo, voltada para os interesses nacionais e do povo”.
Buscando o êxito político e administrativo, em aliança com amplos setores e focados no desenvolvimento do estado é como contribuirmos com o Governo Eduardo Campos para manter Pernambuco no rumo do progresso e do desenvolvimento com inclusão social. Pernambuco vive o melhor momento econômico e social das ultimas décadas. Participamos com Marcelino Granja, Luciano Moura e outros quadros do nosso partido e amigos da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.
Em Olinda, lutar pela reeleição de Renildo é tarefa prioritária, maior responsabilidade do novo Comitê Municipal, tem caráter nacional, estamos construindo a possibilidade do PCdoB, em alianças com outras forças, abrir um ciclo de 16 anos à frente da Marim dos Caetés.
Embora nenhuma disputa eleitoral seja fácil, estão dadas as condições para a vitória das nossas forças, reelegendo Renildo e elegendo ampla maioria dos vereadores da Casa Bernardo Vieira de Melo.
Estamos realizando um governo que, em alianças com amplo leque de forças e em parceria com os Governos da presidenta Dilma e do Governador Eduardo Campos, desenvolve grandes ações estruturadoras, numa monta de recursos capitados nunca antes vistos, fazendo de fato, a reforma urbana na cidade, com investimentos em urbanização integrada, pavimentação de ruas, na saúde, na construção de escolas, na valorização dos servidores, nos equipamentos esportivos e de lazer, na preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural, nas políticas de Assistência Social e Promoção da Cidadania. São ações que priorizam a atenção aos que mais precisam.
Buscaremos a articulação de uma grande frente política e eleitoral, partindo da manutenção de todos os atuais aliados e ampliando com novos parceiros, ouvindo e respeitando todos, com especial atenção aos partidos da Presidenta Dilma e do Governador Eduardo. Contamos com amplo leque de lideranças dando sustentação política ao Governo e que, certamente, nos levarão a ter o maior número de candidatos a vereador.
Urge investir fortemente na capitalização política do êxito administrativo da nossa gestão na Prefeitura de Olinda, reunir, conversar e mobilizar as lideranças, melhorar nossa comunicação, garantir o funcionamento da fração do PCdoB no Governo, dar visibilidade as realizações, dinamizando instrumentos de articulação e comunicação com a sociedade e se apoiar na presença do PCdoB espalhada pela cidade, são caminhos a serem seguidos.
O PCdoB deve buscar a constituição de forte chapa de candidatos, ampliando nossa presença na Câmara Municipal de Olinda.
Nos movimentos sociais, devemos consolidar nosso trabalho a frente da UBM, da UJS, da UNEGRO e da ABRAÇO/PE, enfrentando de forma decisiva os problemas, elevando a outro patamar nosso acompanhamento e buscando que essas instituições criem condições para empreenderem crescimento e estruturação consistente e duradoura. Além de buscar a instituição do Fórum dos Militantes do PCdoB nos Movimentos Sociais e da Coordenação dos Movimentos Sociais, articulação ampla e politizada que existe nacionalmente e em Pernambuco, com a presença das principais entidades populares da cidade, e também debater de forma decidida nossa presença e atuação na UNACOMO.
Carecemos de definir formas de acompanhamento e fóruns adequados para debater nossa atuação nas religiões de Matriz Africana e Afro-Brasileiras, nos movimentos LGBT, de Crianças e Adolescentes, da Pessoa Idosa, de Reforma Urbana, Cultural, Sindical e de Esportes, e trabalhar nossa inserção organizada no movimento das pessoas com deficiência e entre as pessoas que militam em religiões Evangélicas, Espírita Cardecista e Católica.
O Comitê Municipal buscará prioritariamente promover amplo debate na sociedade acerca do NPND – Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e as reformas Urbana, Agrária, Educacional, Tributária, da Mídia e Política, alem do fortalecimento do SUS, da Segurança Pública e da Seguridade Social, que o plano encerra, bem como a consolidação do SUAS – Sistema Único da Assistência Social, fundamentais para abrir caminho á consecução dos nossos objetivos estratégicos de transição ao Socialismo.
“A orientação programática e tática, a linha política de estruturação partidária e os esforços de direção em todos os níveis são um patrimônio a ser estudado, assimilado e desenvolvido na práxis cotidiana. Desenvolvem-se segundo um sistema de crescente complexidade na comunicação, formação, propaganda, finanças, ação institucional, ação de massas, em frentes temáticas como Política Urbana, Questão Agrária, Meio Ambiente, Amazônia, Questão Indígena, Código Florestal, Energia, Ciência e Tecnologia, Saúde, Cultura, Educação etc., e dão esteio à ação e formação militante em todas as áreas (...)”. (Carta-Compromisso dos Participantes do 7º Encontro Nacional Sobre Questões de Partido).
Buscaremos crescer dirigidamente nos setores de Educação e Cultura, entre a intelectualidade progressista e setores médios, entre os jovens e as mulheres e nos grandes bairros populares.
A frente da luta de idéias é estratégica e extremamente atual, nossa presença na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e na FUNESO abre muitas oportunidades no ambiente da produção de conhecimento e desenvolvimento de novas tecnologias e no relacionamento com a intelectualidade progressista.
Sem municiar nosso partido de melhor estrutura financeira e administrativa não conseguiremos dar consecução aos desafios do momento e futuros, temos um grande potencial para ampliar a contribuição financeira dos nossos militantes.
Constituir uma comissão de comunicação, inclusive com profissionais da área, equipada para ajudar o partido no enfrentamento da luta de idéias, importante frente de batalha na realidade política atual do Brasil e do mundo. Inserir nosso partido no mundo das novas tecnologias, na comunicação popular e promover nossas publicações como a Revista Princípios e A Classe Operária, permitindo atingir com as nossas idéias toda nossa militância e amplos contingentes do povo.
É urgente a retomada de amplo processo de formação dos nossos militantes e quadros, fundamental para apetrechar nossa militância para a importante e atual luta de idéias na sociedade. Realizar curso CBV para centenas de militantes, curso de nível 1 e 2 para os quadros do partido é fundamental.
Consolidar a recém ampliada comissão de organização e o recém criado departamento de quadros é tarefa urgente e necessária. Investir com determinação na consolidação dos Comitês Intermediários recém eleitos e no trabalho dos quadros a partir de uma militância mais estável e em bases definidas, buscando identificar, organizar, formar, promover e acompanhar a militância dos quadros do partido, trabalhando na perspectiva da aplicação do que preconiza a “Carta-Compromisso dos Participantes do 7º Encontro Nacional Sobre Questões de Partido”.
Melhoraremos nosso acompanhamento das varias frentes dos movimentos sociais, definindo responsáveis para as principais áreas e definindo projetos especiais e metas para nossa atuação.
Assim, daremos nossa contribuição em Olinda para fazer avançar nosso país e construir um partido a altura dos desafios da atual quadra da luta política no Brasil, seguiremos firmes e em frente, reafirmando nossa luta e nossas idéias e hasteando bem alto a bandeira do Socialismo.
“(...) Os comunistas alicerçados na força e na luta do povo estão chamados a construir um PCdoB forte à altura dos desafios desta grande causa. É hora de forjar, no curso da luta, uma ampla aliança nacional, democrática e popular que impulsione a jornada libertária para que o mais breve possível, neste século XXI, o Brasil se torne uma nação livre, plenamente soberana, forte e influente no mundo, justa e generosa com seus filhos e solidária com os povos do mundo”. (Programa Socialista para o Brasil).


Vamos em frente e a vitória! 
Viva o Partido Comunista do Brasil! 
Viva o Povo altivo, guerreiro e trabalhador desse imenso Brasil!
Olinda, 10 de setembro de 2011.

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox