Marcelino: Cidadão de bem e de luta

quarta-feira, 7 de abril de 2010 · 0 comentários

Marcelino Granja sempre teve orgulho da sua origem de “beiradeiro” do Rio São Francisco. Da beirada pernambucana e da baiana também. Mas, foi numa colônia de japoneses produtores de maracujá, na cidade de Bonito, no Agreste pernambucano, que Dona Neuda Granja sentiu as dores e mandou chamar a parteira Dona Santa.

Um mês depois ao nascimento do menino, o pai, “seu” Luiz Menezes, que lá trabalhava como encarregado, arranjou um trator, ajeitou na carroceria mulher e filho, e desceu a serra. Foram passear no Sertão. Oito dias de viagem até chegarem ao “primeiro lugar mais bonito do mundo”, como Marcelino gosta de chamar a fazenda Bom Jardim, no município de Santa Maria da Boa Vista.

Essa viagem iria se repetir por muito tempo, para alegria do avô materno, José Gonçalves Granja, Cazuzinha, para quem o neto sempre foi motivo de orgulho. O menino cresceu e junto com as duas irmãs morou até os 10 anos de idade na Fazenda Cinzano, no município de Floresta, em meio às extensas plantações de uva. Lá, o pai era operário, até que a família mudou-se para Petrolina. Desta época, não lhe sai da memória o entusiasmo de começar a estudar no Colégio Dom Malan, um prédio grande como nunca havia visto, com escadas, muitas salas e professores.


Leia mais aqui

Texto por: Inamara Mélo

Coletivo de Cultura do PCdoB toma forma e já prepara as ações

segunda-feira, 5 de abril de 2010 · 0 comentários

O Grupo de Trabalho do Coletivo Estadual de Cultura do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) se reúne nesta segunda-feira (05.04), às 17h, na avenida Visconde de Suassuna, para programar, entre outros assuntos, a realização do I Seminário do Coletivo de Cultura do PCdoB/PE. A atividade é um desdobramento do encontro de cerca de 20 militantes culturais ligados ao PCdoB, ocorrido na terça-feira 23.03, na sede Estadual do Partido, no Recife. A idéia é debater e pontuar as ações para a implementação do Coletivo de Cultura (CC) em Pernambuco.

A metodologia do CC é aglutinar e organizar as pessoas que fazem cultura e são do Partido ou próximas a ele. O grupo de trabalho tirado para executar as diretrizes é formado por Cida Pedrosa, Rafaela Rafael, Cristiano Jerônimo, Pepe, Marcela e Márcia Souto. Por unanimidade, os participantes abraçaram a idéia de promover o 1º Seminário do Coletivo de Cultura, previsto para o início de maio, em local e data ainda a serem anunciados.

N
a noite da terça-feira (23.03) – a reunião que durou cerca de três horas – ficou acordado que, pelo menos, cinco diretrizes serão tomadas a partir de agora: a criação de um email de grupo para o coletivo; o compromisso de mobilizar a militância cultural para as próximas atividades; a elaboração de uma pauta específica para o grupo; a realização do 1º Seminário Estadual do Coletivo de Cultura do PCdoB; bem como a escolha da comissão de organização do encontro. Além disso, já está sendo disponibilizado o email:coletivodecultura@pcdob.org.br para contatos.



Por Cristiano Jerônimo
Comunicação PCdoB-Olinda

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox