Encontro de PCs na África do Sul fortalece união entre comunistas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 ·

Concluiu-se ontem, dia 8, a visita da delegação do PCdoB à África do Sul. Composta por Luciana Santos, deputada federal eleita e vice-presidente nacional, Ricardo Alemão Abreu, secretário de Relações Internacionais e deste articulista, Ronaldo Carmona, da Comissão de Relações Internacionais, a delegação participou, em Tshwane (Pretoria), capital da África do Sul, do 12º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, entre os dia 3 e 5.

Luciana Santos também representou os comunistas brasileiros no massivo ato de aniversário da Cosatu, a central dos trabalhadores sul-africanos. Além disso, também ocorreu no dia de ontem uma reunião de trabalho no Comitê Central do Partido Comunista Sul-africano.

O 12º Encontro

Após três dias de debates, com a presença de 51 partidos, provenientes de 43 países, o 12º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários aprovou um comunicado consensual denominado Declaração de Tshwane. A Declaração, cuja integra será publicada nos próximos dias em português, apresenta a opinião dos comunistas do mundo sobre grandes temas da situação internacional.

O Encontro foi realizado pela primeira vez em 1999, por convocação do Partido Comunista da Grécia, na cidade de Atenas, local onde se realizaria as sete primeiras edições. Em 2005 decidiu-se que a próxima edição do Encontro, a ser realizada em 2006, ocorreria em Lisboa, dando inicio a um rodízio de sedes que incluiria Minsk (2007), São Paulo (sob responsabilidade do PCdoB, em 2008), Nova Delhi (2009) e neste ano, Tshwane, capital da África do Sul, sob responsabilidade do Partido Comunista da África do Sul.

Em reunião na África do Sul, o Grupo de Trabalho do Encontro – instância de coordenação dos encontros do qual o PCdoB faz parte, junto com outros onze Partidos – decidiu-se que a 13ª edição será realizada novamente em Atenas, na Grécia, em 2011. A proposta é que a partir da 14ª edição do Encontro mantenha-se o rodízio anual da sede.

Laços estreitos entre PC Sul-africano e PCdoB

Durante o Encontro, a delegação do PCdoB esteve com o Blade Nzimande, secretário-geral do Partido Comunista da África do Sul e ministro da Educação Superior do governo Zuma, com Jeremy Crowne, secretário-geral adjunto e vice ministro dos Transportes, e com Chris Mathlako, secretário de Relações Internacionais do partido.

Concluindo a visita, o PCdoB foi recebido, na manhã de ontem (08), na sede do Comitê Central do Partido Comunista da África do Sul.


De Johanesburgo,
Ronaldo Carmona


Leia esta matéria completa aqui


0 comentários:

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox