Sectma inicia entendimentos para parceria com cluster finlandês

terça-feira, 24 de maio de 2011 ·

O secretário de Ciência e Tecnologia Marcelino Granja PCdoB-PE começou a costurar uma parceria com a agência finlandesa Finnish Mare Time Cluster Programme para intensificar a formação de recursos humanos de alta qualificação e fomentar pesquisas, desenvolvimento e inovação tecnológica que contribua com o cluster naval e off-shore local. A parceria começou a ser articulada na tarde desta terça-feira, durante a visita da comitiva finlandesa à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectma).

O grupo, formado por gestores do governo finlandês, empresários e instituições de ensino e pesquisa participará da 11ª. edição da Conferência sobre Tecnologia e Equipamentos (Coteq), que acontece de hoje a sexta-feira em Porto de Galinhas. O secretário Marcelino Granja pontuou a necessidade de que um eventual acordo bilateral permita envolver universidades na formação de mão de obra qualificada e a transferência de tecnologias. “O Brasil e o estado de Pernambuco dispõem de ferramentas de financiamento de iniciativas como essas”.

O chefe da delegação finlandesa e coordenador da agência Finnish Mare Time Cluster Programme Marvin Pitkanen salientou que a indústria finlandesa emprega 20 mil pessoas no Brasil em áreas tão diversas como telecomunicações, indústria naval, processos industriais, papel e celulose e geração de energia. “As perspectivas e andamento concreto dos investimentos em Pernambuco está em sintonia com com áreas de interesse da iniciativa privada finlandesa”, afirmou.

A Finlândia detém um dos clusters mais importantes da construção naval e offshore do mundo. Emprega diretamente mais de 50 mil pessoas na construção de navios e de outros equipamentos relacionados à indústria naval.



Fonte (texto e foto): Secretaria Estadual de
Ciência Tecnologia e Meio Ambiente

0 comentários:

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox