Comunicação, ideologia e militância do PCdoB de quadros e massas

terça-feira, 19 de abril de 2011 ·

Por José Reinaldo Carvalho*


Primeiramente, envio desde esta tribuna do 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido a mais calorosa saudação a todos os delegados e convidados, bem como à Mesa diretora dos trabalhos. Reunimo-nos numa data especial. Hoje (16 de abril) completam-se 50 anos desde que o comandante Fidel Castro proclamou o caráter socialista da Revolução Cubana.

Nos dias subseqüentes, o povo cubano, com o heroísmo de seus milicianos, derrotou a invasão mercenária em Praia Girón. Dediquemos os trabalhos do nosso Encontro a essas notáveis façanhas do povo irmão da Ilha.

Camaradas, o Encontro sobre Questões de Partido realiza-se quando o grande coletivo comunista prepara-se para celebrar o 90º aniversário da fundação do nosso glorioso Partido. É um período propício à reflexão, às retificações, à acumulação de forças em nosso trabalho político, organizativo e na luta de ideias. Em momentos como este ressalta a atualidade do conselho que nos dava o saudoso camarada João Amazonas: “Cuidar mais e melhor do Partido”; “Manter em mãos firmes a bandeira comunista do PCdoB”.

Permanência histórica

É um fato político notável que os comunistas demonstrem a sua permanência como força organizada e atuante na sociedade brasileira e no cenário internacional e busquem os caminhos mais adequados para sua estruturação, a par com o empenho para a afirmação política e ideológica. É uma permanência de 9 décadas, que se completam em 25 de março do próximo ano. Celebraremos o 90° aniversário ressaltando as qualidades do Partido Comunista, sua missão histórica, seu programa socialista, suas propostas de luta para o povo brasileiro, pois é para isso – lutar por mudanças políticas e sociais profundas - que serve um partido revolucionário e comunista.

Comunicação e Organização

Há duas semanas, realizamos o Encontro dos dirigentes nacionais, estaduais e municipais da Comunicação partidária. Nosso lema foi: Identidade comunista, rumo socialista, caminho nacional.

Por que tal lema é importante? Antes de tudo porque, sendo a Comunicação o setor do Partido que atua como o porta-voz das suas ideias e posições políticas, pode parecer uma repetição enfadonha mas não é. A Comunicação do PCdoB tem uma clara identidade política e ideológica, pois não é como a de um partido qualquer, nem pode ser confundida com a publicidade, embora esta deva ser utilizada como ferramenta.

É a Comunicação de um Partido com identidade comunista, que tem por essência e caráter ser um partido de classe dos trabalhadores e do povo brasileiro, um partido que luta pelo socialismo no quadro peculiar da sociedade brasileira, trilhando caminhos próprios. Um partido patriota e internacionalista, anti-imperialista e anticapitalista. O Encontro serviu para sintonizar o trabalho da direção nacional com as direções estaduais no sentido de fortalecer o setor de Comunicação na difusão das orientações, análises, posições, ações, iniciativas e objetivos do Partido.

Isto guarda relação direta, intrínseca, com a pauta do Encontro sobre Questões de Partido, quando se atualiza a política de organização.

Foi em 1997, no 9º Congresso, que o PCdoB iniciou o processo de renovação político-ideológica e modernização orgânica, conceitos que no nosso Partido nunca tomaram a conotação de renegação dos princípios, de abandono da identidade, de revisionismo histórico nem de renúncia ao caminho revolucionário. “Construir um partido comunista de princípios, com feições modernas”, apelava então o saudoso camarada João Amazonas.

Foi sob a égide deste chamamento que os comunistas evoluíram na formulação e aplicação de uma tática a um só tempo combativa e flexível, ajudaram a eleger Lula, ingressaram em seu governo, assumiram maiores responsabilidades políticas perante a nação e o povo, aprovaram um novo programa de luta pelo socialismo no quadro específico e atual da sociedade brasileira. Tática a serviço da estratégia.


Leia o texto completo aqui



0 comentários:

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox