Mais de 300 trabalhadores e representantes de entidades dos movimentos sociais de Pernambuco ocuparam nesta sexta-feira (30) a Avenida Guararapes, no Centro do Recife, durante a passeata promovida pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em Pernambuco e as centrais sindicais CGTB, Força Sindical, UGT e Nova Central para comemorar o 1º Maio.
A mobilização
A caminhada foi precedida de ato público realizado em frente à Câmara Municipal do Recife, onde as lideranças sindicais e dos movimentos sociais usaram a palavra em defesa de suas principais bandeiras de luta, entre elas a redução da jornada de trabalho sem a redução dos salários, o fim do fator previdenciário e a regularização fundiária e a reforma agrária. “Com essa mobilização queremos unir o povo do Recife e chamar a atenção dos governantes para as bandeiras de lutas dos trabalhadores de Pernambuco”, afirmou a presidente da CTB/PE, Margarida Maria dos Santos, durante a manifestação.
Heleno Araújo, também dirigente da entidade classista, destacou a importância da manifestação e da unidade das entidades representativas dos trabalhadores, especialmente nesse momento em que Pernambuco e o Brasil vivenciam um novo ciclo de desenvolvimento. “Os precisam se unir em torno da defesa das bandeiras de lutas da categoria e assim derrotar o sistema capitalista”, ressaltou.
A mobilização desta sexta-feira (30) serviu também como preparação para a 2ª Conclat – Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, que acontece no dia 1º de junho, em São Paulo, depois de quase 21 anos após a realização da 1ª Conferência, bem como para a Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais, que vai acontecer no dia 31 de maio, também em São Paulo.
Fonte: Site do vereador Luciano Siqueira
0 comentários:
Postar um comentário