Se há algo que pode se sentir em Olinda como o frevo é a música cubana. Não é por menos que no último dia 5, a praça do Carmo lembrava o carnaval da cidade com a apresentação do Buena Vista Social Club Star, durante a Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo).
Com a praça totalmente lotada, cerca de 10 mil pessoas, a ladeira da igreja se transformou em arquibancada, o público dançou, cantou e aplaudiu a banda caribenha, por quase 2 horas. A mistura de salsa e o merengue, sua dança e o calor latino conquistou definitivamente um público que já era apaixonado por esse ritmo cubano seja no Clube Bela Vista, Recife, seja nas Noites Cubana, no Mercado Eufrásio Barbosa.
Estrelas da banda como Teresa Caturla, Almadito Valdes e Barbarito Torres animaram os fãs com clássicos como Dos gardênias, Chan Chan, El cuarto de Tula e Guantanamera. Houve também o momento Bossa Nova, com a canção Corcovado, de Tom Jobim, já que Idania Valdes possui grande influência brasileira em seu repertório.
Histórico
A banda Buena Vista Social Club ficou mundialmente conhecida depois que o cineasta alemão Win Wenders documentou, em 1998, a história da música regional cubana, através de nomes como Compay Segundo e Ibrahim Ferrer que nas décadas de 40 e 50 tocavam nos pubs cubanos. O Buena Vista é um projeto mais amplo, em que tanto em Cuba como no resto do mundo há apresentações de músicos originais, como de novos artistas.
0 comentários:
Postar um comentário