Muitos a chamam de guerreira, outros, de incansável, mas Hilda prefere simplesmente o título de amiga. Não é por menos, tanto os funcionários da Secretaria na qual atua, como os militantes que convivem ao seu lado, refletem um carinho especial por essa mulher que não abre mão dos ideais socialistas tão caro ao Partido Comunista do Brasil.
Hilda Wanderley Gomes é engenheira civil formada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde militou no movimento estudantil ao lado da ex-prefeita Luciana Santos e do atual, Renildo Calheiros. “Foi um período pós-ditadura, de reconstrução das bandeiras estudantis, através dos diretórios, centros acadêmicos e da própria União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi nesse período de redemocratização que fomos forjados”, define Hilda.
Desde abril de 2002, Hilda é a secretária de Obras e Serviços Públicos do município de Olinda. Mas já atuou como coordenadora de Projetos Especiais, secretária adjunta de Obras e de Meio Ambiente, Saneamento e Habitação. No Cabo de Santo Agostinho foi diretora de Obras Comunitárias. Em Olinda, sua missão é gerir e administrar a infra-estrutura de uma cidade mal planejada e com problemas estruturais gigantescos. “Quando chegamos, Olinda estava um caos, totalmente abandonada. Tiramos no primeiro mês 18 toneladas de lixo acumulado das ruas. Hoje, os serviços estão em ordem, a Defesa Civil está equipada e monitorando as chuvas. Perdemos apenas uma vida em mais de 8 anos de gestão do PCdoB”, contextualiza Hilda.
Sua dedicação impressiona e serve de exemplo a todos. Não é difícil vê-la, nesse tempo de chuva, entrando nos morros e alagados ao lado dos operários, coordenando o trabalho de limpeza de canais ou galerias, num bairro da cidade. “Se o presidente Lula diz que Dilma é a mãe do PAC no Brasil, então essa secretária é a mãe do PAC em Olinda”, brinca um funcionário da Prefeitura, em alusão à grande responsabilidade de Hilda em tocar os projetos estruturadores, que vêm sendo conquistados pelo prefeito Renildo, com o apoio dos governos federal e estadual. Só para se ter uma ideia, no mês de junho, foi anunciada a liberação de recursos na ordem de R$ 20 milhões para reurbanização e revitalização de mais de 6 quilômetros da orla de Olinda.
0 comentários:
Postar um comentário