Comunicação na pauta do PCdoB de Olinda

terça-feira, 21 de julho de 2009 ·

A Comissão de Comunicação do PCdoB de Olinda se reuniu no intuito de traçar ações para sua reestruturação e discutir a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM) e o projeto Vermelho Mais.

A comunicação do Partido em Olinda é exitosa. Desde a eleição da prefeita Luciana Santos, em 2000, o setor vem se aperfeiçoando e hoje existe uma vasta área de atuação através da rede social dos movimentos sociais. Para o secretário de comunicação de Olinda, Energia, o Partido dialoga com a sociedade, mas precisa reforçar este contato através de novas ferramentas como a internet e o audiovisual.

O PCdoB de Olinda já possui uma assessoria de comunicação permanente, que informa os militantes e amigos das ações, além dos releases (fornecer subsídios à imprensa) e clipagens (seleção e organização das matérias jornalísticas). Outras ações são a rádio comunitária Amparo que será mais um veículo de difusão popular, a criação do blog e a distribuição efetiva do jornal Classe Operária, periódico mensal do Partido.

Ponto crucial na luta política deste ano será a participação dos comunistas na CONFECOM, que será realizada em Brasília, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, com o tema “Comunicação: Meios para a Construção de Direitos e de Cidadania na Era Digital”. Todavia, antes da Conferência Nacional, irão ocorrer etapas estaduais e municipais, nas quais o Partido irá se mobilizar em debates fundamentais como a discussão da “caixa-preta” sobre as concessões das TVs abertas e a abertura legal para as rádios comunitárias. Em Pernambuco, os movimentos sociais serão estimulados a se envolverem na Conferência Estadual.

A luta pela democratização da mídia e a defesa do governo Lula são bandeiras prioritárias para os comunistas, mesmo sabendo que a disputa pelas ideias irá encontrar divergências históricas, o PCdoB apresenta proposta alternativa para enfrentar a “ditadura midiática”. No Brasil, apenas 6 famílias controlam 80% do setor, esse monopólio amparado em bases liberais com o apoio do capital internacional representa um perigo à soberania do país.



0 comentários:

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox