O Largo do Guadalupe, no Sítio Histórico de Olinda, será palco nesta sexta-feira (19), a partir das 19h, do ato público promovido pela UBM - União Brasileira de Mulheres e pela Unegro – União de Negros pela Igualdade, em Pernambuco, para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra e homenagear as mulheres negras do Estado e do Brasil.
“Ao optar pelo recorte de gênero buscamos dar mais visibilidade à luta da mulher negra em nosso País”, disse Márcia Ramos, coordenadora da UBM/PE e uma das organizadoras do evento. Segundo Márcia, este ano cinco mulheres serão homenageadas: Ceiça Silva, que atua na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Olinda, Bete de Oxum, Vera Barone, Elzira da Silva e Hilda Araújo (in memorian), todas com expressiva atuação em prol da melhoria da qualidade de vida da mulher nas mais diversas áreas.
“O preconceito de gênero e raça/etnia ainda se faz presente em nossa sociedade, por isso, lutamos permanentemente por igualdade de oportunidades. Ao homenagear essas mulheres reconhecemos a importância do empoderamento feminino para a construção de uma sociedade mais democrática e igualitária”, disse a coordenadora da UBM.
A festa da mulher negra contará com a participação de grupos culturais de tradição afro-brasileira. O evento tem o apoio da Prefeitura de Olinda e da Rede de Mulheres de Terreiro.
Fonte: Vermelho.org
Caderno estadual
Caderno estadual
0 comentários:
Postar um comentário