PCdoB é o quarto partido em votação para o Senado

sexta-feira, 8 de outubro de 2010 ·

O ano de 2010 foi o de maior investimento do PCdoB em candidaturas ao Senado. E mesmo o partido tendo elegido apenas uma senadora do total de nove nomes que lançou, o cenário é bastante promissor para os comunistas. Levantamento feito pela Secretaria Nacional de Organização do partido, com base nos dados do TSE mostra que a sigla foi a quarta mais bem votada para o Senado, passando à frente de partidos bem maiores, como o DEM, PP e PTB e ficando atrás apenas de PT, PSDB e PMDB.

O PCdoB acumulou 12.561.716 votos, o que corresponde a 7,37% do total nacional. O PT teve mais de 39,4 milhões (23,12%); o PSDB, 30 milhões (18,13%) e o PMDB, 23,9 milhões (14,08%). Abaixo do partido, o DEM teve 1,2 milhões (6%), o PP, 9,1 milhões (5,38%) e o PTB 7,9 milhões (4,69%) (veja quadro completo no final da matéria).

Ainda que a maioria dos candidatos do partido não tenha atingido voto suficiente para ocupar uma cadeira, os resultados projetam lideranças proeminentes que podem, em breve, ocupar posições-chave em seus estados ou mesmo em nível nacional. Dentre os nomes lançados pelo partido, Vanessa Grazziotin, no Amazonas, conquistou a segunda vaga ao Senado, depois de uma disputa acirrada com o conservador tucano Artur Virgílio. Ela atingiu 22,89% do total, o que corresponde a 672.920 votos.



Leia a matéria completa aqui.

1 comentários:

Jelsimar P. Pimentel (Mazinho) disse...
8/10/10 17:50  

isso mostra que o Partido Comunista do Brasil tem crescido e que atende aos interesses do povo, continuar avançando nessa mesma direção focada nas bases

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox