PCdoB lança Portal de Candidatos

sexta-feira, 30 de julho de 2010 ·

O PCdoB acaba de lançar o seu Portal de Candidatos, um espaço voltado especialmente para divulgar suas candidaturas e para informar militantes e internautas sobre a situação do partido nas eleições. A página traz a lista completa dos postulantes a todos os cargos com seus respectivos números e perfis no TSE; mapas das candidaturas pelo Brasil; dados comparativos entre as candidaturas deste ano e de outros anos; dicas eleitorais e documentos do partido focados no embate de 2010.

O Portal dos Candidatos é mais uma ferramenta que o Comitê Central disponibiliza para incrementar a campanha do PCdoB. Estamos em plena batalha política em que é indispensável a luta de ideias, a divulgação das propostas dos candidatos comunistas, dos nomes e perfis dos candidatos, do número de registro, enfim, de todos os elementos para a fácil identificação das candidaturas comunistas pelo eleitorado”, explica José Reinaldo Carvalho, secretário de Comunicação do PCdoB.

Evolução real e virtual

Com a evolução do partido nos últimos anos, especialmente nas eleições – em que se destaca o lançamento de candidaturas ao Senado e aos governos estaduais – veio a necessidade de otimizar o acesso do internauta aos dados e informações sobre a vida partidária e os candidatos comunistas.
No começo deste ano, o partido estreou sua nova página na internet e seu espaço no Twitter. O jornal Classe Operária ganhou versão virtual e agora, o partido disponibiliza esse novo espaço virtual.

Com navegação fácil e rápida, o portal possibilita a procura dos candidatos através do mapa que agrupa todos os postulantes de cada estado. A busca também pode ser feita pelo nome, número, estado ou cargo. Uma vez encontrado o candidato, o internauta pode ainda conhecer seu perfil disponibilizado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nos itens “Governador”, “Senadores”, “Deputados Federais”, “Deputados Estaduais” e “Deputados Distritais”, o usuário poderá acessar a lista dos candidatos comunistas a cada cargo. No botão “Mapa das candidaturas nos estados”, é possível conhecer a distribuição das candidaturas nas unidades federativas.

Em “Dados comparativos”, estão agrupadas planilhas que mostram a quantidade de candidatos e suas coligações e os comparativos entre as eleições 2002, 2006 e 2010 para senador, deputados federais e estaduais do PCdoB. As resoluções mais recentes emitidas pelo Comitê Central a respeito do pleito deste ano estão organizadas em “Documentos do PCdoB”. Por fim, “Seminário eleitoral” traz materiais apresentados por palestrantes – entre eles João Santana, marqueteiro de Dilma Rousseff – durante evento realizado pelo partido em maio.

A empresa TMax, responsável pelo portal, também abre a possibilidade de fazer páginas para os candidatos que ainda não disponham de seu espaço virtual, bem como hospeda no Portal as páginas já existentes. O custo de cada uma das alternativas é de responsabilidade de cada candidato e a aquisição do serviço pode ser feita diretamente com a empresa.

O PCdoB nas eleições

A participação mais ousada do PCdoB nas eleições majoritárias faz parte de uma orientação do partido que engloba, além de seus objetivos estratégicos (a luta pelo socialismo), a percepção de que é preciso ampliar a participação da esquerda no Congresso e nos governos, criando uma base ampla e sólida de apoio ao governo central.

Desde 1989, os comunistas apoiam Luiz Inácio Lula da Silva e neste ano, se empenham pela eleição de Dilma Rousseff, por considerar que seja este o nome capaz de manter o país na rota do crescimento e implantar um novo projeto nacional de desenvolvimento, caminho brasileiro para o socialismo.

Com base nesses objetivos, lançou seu primeiro candidato ao governo estadual no Maranhão, nove candidatos ao Senado – três a mais do que em 2006 –; 137 a deputado federal – crescimento de 90% em relação a 2006 – e 686 a estadual – evolução de 149% em relação a 2006.

Os comunistas devem atentar primeiramente para a necessidade de fazermos uma campanha que mobilize amplamente a população para que a gente consiga ter êxito na candidatura à Presidência da República porque este é projeto maior. O segundo ponto é fazer um grande esforço para elegermos os candidatos do partido levando em conta as alianças. Temos de fazer um grande esforço para que os partidos de esquerda cresçam no país, de maneira que o PCdoB também cresça elegendo seus candidatos. O objetivo é que a esquerda possa fazer mais de 200 deputados e mais do que dobrar a bancada de senadores”, disse recentemente o presidente do PCdoB, Renato Rabelo.

Segundo José Reinaldo Carvalho, “o Partido Comunista do Brasil considera que o embate eleitoral deste ano é decisivo para o futuro do país e para o êxito no esforço pela consolidação do PCdoB como força política influente no cenário nacional. A eleição de Dilma Rousseff é indispensável para o Brasil continuar abrindo caminho no rumo do aprofundamento da democracia, da defesa da soberania nacional e da realização de reformas estruturais de sentido antiimperialista, democrático e popular”.


Conheça aqui o Portal dos Candidatos do PCdoB.


Da redação do Portal Vermelho
Priscila Lobregatte

0 comentários:

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox