Estudantes realizam nova paaseata hoje

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 · 0 comentários


Líderes de movimentos estudantis, envolvidos nos protestos da última sexta-feira (20) contra o aumento de 6,5% no valor das passagens de ônibus, estão reunidos na manhã desta segunda-feira (23) para decidir os rumos de uma nova manifestação, que deve acontecer ainda hoje.

O Presidente da União Metropolitana de Estudantes Secundaristas – PE, Alisson Barbosa afirmou que ele e outras participantes estão traçando as estratégias.

Se concentram no local cerca de 100 manifestantes, além da Polícia Militar e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Por enquanto, o movimento está tranquilo. A passeata estava, inicialmente, marcada para as 8h, em frente ao Ginásio Pernambucano, na rua do Hospício, no bairro de Boa Vista. Os estudantes pretendem continuar com suas manifestações até que o preço das passagens seja reduzido.


Fonte: NE10  

Formação militante: Comunistas de todo o país participam de curso teórico em SP

· 0 comentários

 
Por Mariana Viel
 
Militantes de 20 estados brasileiros se reuniram nesta sexta-feira (20), em Guarulhos (SP), para participar do Curso Nível 3 do currículo básico da Escola de Formação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A programação das aulas - que acontecem até o próximo dia 30 — foi divida em cinco Núcleos de Ensino e Pesquisa - Filosofia; Estado/Classes; Economia; Política e Desenvolvimento; Socialismo e Partido.
 
Segundo o secretário nacional de Formação e Propaganda, Adalberto Monteiro, a formação de quadros e militantes do Partido sempre esteve presente nas diferentes etapas dos 90 anos de história do PCdoB. Ele explica que na contemporaneidade a exigência da capacitação teórica, política e ideológica do coletivo militante se destaca em diferentes aspectos.
 
Adalberto ressalta que atualmente o PCdoB tem sido chamado a desenvolver papel de grande responsabilidade no atual quadro político do país. "Temos o grande desafio de fazer avançar o Projeto Nacional de Desenvolvimento e isso envolve luta social-política, mas também ideias e busca de caminhos. Nossos militantes que estão engajados na luta pelo êxito do governo Dilma, no sentido de que ela faça o Brasil avançar, precisam ter uma densidade de argumentos e conhecimentos para participar dessa luta de ideias que alimenta essa jornada do povo brasileiro rumo ao desenvolvimento soberano e democrático de nosso país".
 
Outra questão que reforça a importância da capacitação da militância comunista é o atual quadro mundial da crise capitalista. "Primeiramente é preciso saber interpretar e entender o alcance e as consequências dessa crise. O marxismo tem se revelado um instrumental teórico relevante para que possamos compreender a natureza dessa terceira grande crise do capitalismo. Quando o Partido comemora 90 anos, realizar esse curso é mais um passo importante que damos nessa atividade permanente e continuada da Escola Nacional do PCdoB para formar seus militantes e quadros".
 
Militância nacional
 
A diretora da Escola de Formação do PCdoB, Nereide Saviani, explica que foram divididos dois dias de atividades e aulas para cada um dos cinco núcleos do curso. "Os cursos partidários trabalham a teoria dentro da perspectiva de armar a nossa militância para a análise da realidade brasileira e mundial. Quem faz um curso como esse está apto a dirigir o Partido e também se instrumentalizar mais para a liderança dos movimentos sociais".
 
Os participantes também são estimulamos a auxiliar e a integrar o trabalho de formação da militância de base em todo o país. O estudante paranaense e presidente da UPE (União Paranaense de Estudantes), Rafael Bogovi, ressaltou a necessidade de retransmitir os temas debatidos nas aulas. "A formação teórica é muito importante para a vida militante. Esse é um processo muito rico de aprimoramento e de aprendizado, para que possamos repassar esse conhecimento".
 
Já o professor acreano José Uchoa falou da abrangência e relevância dos temas que serão abordados no curso. "Sempre participamos dos cursos realizados pela Escola de Formação do Partido. Nossas expectativas são excelentes, em função do nível da programação do curso".
 
 
Leia mais aqui

Sítio Histórico de Olinda tem domingo de prévias tranquilo

· 0 comentários


O primeiro domingo das prévias carnavalescas no Sítio Histórico de Olinda, após a recomendação do Ministério Público de Pernambuco para que houvesse um pouco mais de ordem na folia, foi de tranquilidade. Dois fatores colaboraram, pelo menos aparentemente, para o cumprimento da determinação: a antecipação e ampliação dos bloqueios de acesso à Cidade Alta e a chuva que caiu durante o fim de semana, principalmente hoje. 

Quem foi para o Sítio Histórico no fim da tarde e parte desta noite caminhou e brincou sem dificuldade. Como os bloqueios foram realizados em maior quantidade e com um controle mais rígido no acesso apenas de moradores, poucos carros eram vistos circulando na área, deixando mais espaço para os pedestres. “Além de realizar nas prévias os bloqueios antes feitos apenas durante os quatro dias oficiais de Carnaval, a prefeitura antecipou o horário. Antes, os poucos bloqueios eram só do meio para o fim da tarde do domingo. Agora estão realizando também no sábado. A gente consegue ir e vir de Olinda. A chuva afastou um pouco os foliões também, mas acho que as mudanças interferiram mais”, afirmou a neuropsicóloga Lara Sá Leitão, 39 anos, há 16 morando no Sítio Histórico.

Neste domingo, pelo menos três agremiações desfilaram pela Cidade Alta autorizadas pela prefeitura e arrastaram um número razoável de foliões. Entre elas a Pitombeira dos Quatro Cantos e o Ceroulas. Com mais espaço, a folia aconteceu de forma mais tranquila. Muitos policiais militares também eram vistos circulando pelo Sítio Histórico. O número de banheiros químicos à disposição dos foliões, entretanto, ainda era insuficiente.


Fonte: Vermelho.Org e Jornal do Comercio

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox