Série diz que Brasil só avança com Reformas Democráticas

quinta-feira, 28 de abril de 2011 · 0 comentários

Acompanhe a série inédita das "Reformas Democráticas". Produzida em 20 dias pela equipe do Portal Vermelho, a série traz seis episódios que revelam: o Brasil só avança com mudanças estruturais na área urbana, da educação, da mídia, tributária, agrária e política. No 1º episódio, “Reforma Urbana”, você vai saber porque viver nas cidades é cada vez mais caro e como o planejamento urbano pode melhorar nossas vidas.

Veja todos os vídeos das Reformas abaixo:


Centrais sindicais celebram 1º de Maio Unificado no Recife

quarta-feira, 27 de abril de 2011 · 0 comentários

Cinco das seis principais centrais sindicais do País realizam na próxima sexta-feira (29), no Recife, grande ato público unificado em comemoração ao 1º de Maio. A festa organizada pela CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Força Sindical, NCST, CGTB e UGT deve reunir ainda representantes dos movimentos sociais e das classes trabalhadoras de Pernambuco.

A celebração do Dia do Trabalhador começa às 9h, com concentração na Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista. A partir das 10h30, os trabalhadores seguem em passeata pela Avenida Conde da Boa Vista e Rua da Aurora até a Praça da República. No Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, às 12h, representantes das centrais farão a entrega de documento com as principais bandeiras nacionais e locais dos trabalhadores.


Leia o texto completo aqui

Prefeitura de Olinda lança livro em homenagem ao poeta Carlos Pena Filho

· 0 comentários

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio e Cultura, realiza nesta quinta-feira 28, o lançamento da Edição de Luxo do Livro Geral do poeta pernambucano, Carlos Pena Filho. A solenidade acontecerá a partir das 19h, na sede da Prefeitura de Olinda.

"Olinda te agradece por teus versos imortais. Neles é possível encontrar o teu olhar. Perceber por qual janela tu avistaste o mundo, apreciaste a beleza e deste prazer à vida”. São com estas palavras que o prefeito Renildo Calheiros assina a apresentação do livro.

O exemplar tem 160 páginas, foi organizado pela viúva do autor, Tânia Carneiro, e é uma homenagem da Prefeitura de Olinda ao poeta. Segundo Tânia, a obra está na 8ª edição e reúne todos os poemas de Carlos Pena.

Programação - Na ocasião do lançamento, o Grupo Vozes Femininas, formado por Cida Pedrosa, Silvana Menezes, Susana Morais e Mariane Bigio fará o recital poético “O Poeta do Azul”. Também será apresentado o projeto “Mala do Infinito Azul”, onde o ator Adriano Cabral traduz a vida e obra do poeta Carlos Pena Filho, através do teatro e da música.

Além disto, será exibido o documentário de 18 minutos produzido pela ATMA Promo e dirigido por Leo Falcão, sobre a obra do poeta.

Serviço:

Lançamento da Edição de Luxo do Livro Geral de Carlos Pena Filho
Data: 28 de abril, às 19h.
Local: Palácio dos Governadores de Olinda.


Fonte: Secretaria de Comunicação da PMO

Encontro dos militantes do PCdoB nos movimentos sociais de Olinda

terça-feira, 26 de abril de 2011 · 0 comentários

Embalado após a realização da reunião de quadros dirigentes de bases e da representação no 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido o Comitê do PCdoB-Olinda através das secretarias de organização e de movimentos sociais realiza no dia 28 de abril (quinta) o 1º Encontro dos militantes do PCdoB nos movimentos sociais de Olinda.

O que pretendemos?

Pretendemos debater e unificar o partido em torno de questões gerais da nossa orientação política, tais como:

Nossa postura nos movimentos sociais, frente ao Governo Dilma e Eduardo; Tripé da estruturação partidária: Frente institucional, movimentos de sociais e luta de idéias; Instalação em Olinda da CMS – Coordenação dos Movimentos Sociais; Fortalecimento do Fórum da Reforma Urbana em Olinda; Lutar pelo êxito do Governo de Olinda; Politizar nossa atuação nos movimentos sociais.

E ainda…

Participar de forma organizada das Conferências e Conselhos Municipais de Políticas Públicas e do Orçamento Participativo; Participar de forma organizada dos Congressos e Encontros das Entidades.

Programação

18:00hPainel: Tarefas do PCdoB nos MS para a conjuntura atual: Representante da Comissão Nacional de Movimentos Sociais do PCdoB, Sergio Orobó e Laudijane Domigos, respectivamente secretários de Movimentos Sociais e da Mulher e Juventude do PCdoB/Olinda.

19:00hPainel: A agenda dos movimentos sociais: Criação da CMS/Olinda; Articulação do Fórum da Reforma Urbana em Olinda; Participação nas Conferências Municipais e no OP; Agenda dos Congressos e encontros; Conferência Estadual e Municipal do PCdoB. Maksandro Souza – Secretário de Movimentos Sociais do PCdoB/PE.

19:30h – Debate.

21:00h – Considerações finais e encerramento.

Após o Encontro publicaremos aqui as imagens e extrato do debate desenvolvido.



Fonte: Secretaria de Organização
do PCdoB/Olinda

Crônicas de Maviael Cavalcanti*

segunda-feira, 25 de abril de 2011 · 2 comentários

Quero continuar sendo Engenheiro...

P
ra construir estradas, porque uno Comunidades, Cidades, Estados e até Paises. Quero construir pontes, porque junto pessoas de um lado do rio com pessoas de outro lado do rio.
Quero construir casas, mesmo que seja um minúsculo Kit net, que more uma única pessoa, mas que esta pessoa se junte ao conjunto de condômino.
Quero construir Torres de Comunicação porque vou encurtar a distância, por mais distante que estejam as pessoas.
Mesmo que não seja de minha competência, quero construir navios, porque faço as pessoas se encontrarem.
Também não é de minha competência, mas quero construir Satélites, porque as torres de comunicação irão funcionar.
Quero construir Redes de Transmissão de Energia porque tudo funciona e tudo funcionando eu consigo unir todos.
Quero construir Transporte Coletivo e Individual, porque levo pessoas a se encontrarem, no trabalho, no lazer e rever os antigos amigos.
Quero construir os Sistemas de Saneamento Ambiental, porque vou garantir que a Natureza não fique furiosa com todos nós.

Mesmo que minha construção entre em colapso as pessoas se unirão pela dor e outras pessoas de fora se solidariarizarão...

Por favor!...

Não me peça pra construir Muros, porque vou dividir, excluir, criar a expectativa que do outro lado está melhor, vou estimular a discórdia e a violência.









*
Maviael Cavalcanti
é engenheiro civil, professor da escola de formação municipal do PCdoB e filiado ao partido em Olinda. E-mail: maviael@globo.com

PCdoB em Olinda realiza reunião de quadros dirigentes de base

· 0 comentários

O PCdoB em Olinda, positivamente influenciado pelo exitoso 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido, realizou, em sua sede, na noite do ultimo dia 19, a 1ª Reunião de Quadros Dirigentes de Bases.

A reunião teve por pauta: A Situação Política atual, abordado por Luciano Moura, Informe do 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido por Ossi Ferreira, Organização do Partido em Olinda, com Sidney Mamede e Calendário das Atividades proposto por Jorge Bartolomeu.

Como extrato do discutido na reunião pode ser dito que:

  1. O importante momento que vive o País e as expectativas positivas em torno do Governo da Presidenta Dilma, no que pese a necessidade da redução dos juros e da busca de crescimento consistente e duradouro do PIB e nesse contexto, o forte crescimento do PIB pernambucano, chegando a patamares equivalentes ao crescimento da China no ultimo ano, abrindo grandes possibilidades para o estado e forte aprovação popular do Governador Eduardo Campos, e o Governo de Olinda, que a 10 anos tem a frente um comunista e assim como Dilma, Renildo recebeu uma herança do bem da ex-prefeita e atual deputada federal Luciana Santos, vive um excelente momento, com muitas realizações e conquistas políticas e administrativas. Esse quadro impõe ao Partido a necessidade de ser maior e mais forte, fazendo frente aos desafios, acumulando forças para contribuir em melhores condições com o êxito dos governos Dilma, Eduardo e Renildo e buscar resultados mais ousados no rumo proposto pelo Programa Socialista para o Brasil.
  2. Na Carta-Compromissos aprovada no 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido, que foi distribuída a todos os presentes e já haviam recebido por e-mail, ganha destaque principalmente a necessidade de: valorizar a Vida Militante; de identificar, formar, promover, alocar e controlar os quadros do partido; da clara compreensão do tripé da estruturação partidária em torno do equilibrado fortalecimento de nossa atuação nas frentes institucional, dos movimentos sociais e da luta de idéias; e das reformas propostas pelo Programa Socialista para o Brasil.
  3. Nossa estruturação e crescimento deve passar prioritariamente pela equilibrada estruturação da nossa atuação nas frentes institucional, de movimentos sociais e da luta de idéias. A recente e importante presença na frente institucional ganha relevo na quadra do processo atual de acumulação de forças. Os movimentos sociais são importante impulsionador do processo de mudanças no país e de organização do povo. Disputar opinião na sociedade em torno do nosso programa e das reformas é questão prioritária.
  4. As bases do partido, na busca de funcionamento regular e inserção concreta na realidade e nas lutas da sua área de atuação, necessitam terem: Um ou mais quadros de base que coordenem seu trabalho e sua mobilização; Pauta do partido, imersão na realidade local e relacionada com as lutas e objetivos gerais do nosso partido e dos movimentos. Agenda concreta da nossa ação política, em torno da qual mobilizamos a militância, a sociedade e crescemos nosso partido.
  5. Outras três Secretarias do Partido são fundamentais para responder aos desafios da estruturação partidária: A Secretaria de Formação – Ter amplo contingente de quadros e militantes com certa base teórica para ter domínio da nossa opinião política, dos nossos objetivos estratégicos e do nosso programa; A Secretaria de Comunicação: Se comunicar com todos os filiados, militantes, quadros e com a sociedade através dos diversos instrumentos disponíveis, internet, boletim, etc. contribuindo para unificar o acesso as informações e difundir nossas ideias; A Secretaria de Finanças: Não teremos um partido do tamanho de nossas idéias sem uma estrutura financeira consistente e a consciente contribuição militante.
  6. Devemos instituir um Fórum de Quadros da Cidade e dos Comitês Auxiliares, constituindo um ambiente coletivo de debate da estruturação partidária, formação permanente, monitoramento e mobilização das principais ações do partido e ágil desdobramento das deliberações do Comitê Municipal do Partido.
  7. Existe a necessidade de debater forma de organização dos babalorixás e ialorixás (respectivamente pais e mães de santo) que tem se filiado ao partido, dentre outros caminhos, a partir de nossa atuação no Movimento de Mulheres de Terreiro; da necessidade da discussão sobre a organização da nossa atuação na frente LGBT ou Movimento Pela Livre Orientação Sexual; a necessidade de maior participação das mulheres nas atividades e órgãos de direção do Partido e da atenção com o Congresso Municipal da UBM/Olinda, da atenção com os Congressos que ocorrerão em várias entidades, como a UNE, UEP, UBES, CONAM dentre outros e as diversas Conferências de Políticas Públicas que acontecerão esse ano, apresentando ao partido o necessário exercício de imersão, reflexão e elaboração.

A Conferência Municipal está proposta para, sábado, 06 de agosto, provavelmente no Centro de Convenções de Pernambuco. As bases devem eleger delegados até 31 de julho. A plenária municipal da Conferência será precedida de um Ciclo de Debates sobre as reformas e outros temas, tendo inicio com uma grande reunião dos quadros do Partido com o Prefeito Renildo Calheiros no dia 05 de maio na Faculdade AESO Barros Melo, e também da Campanha de Filiação 2011. A Conferência terá por meta reunir no mínimo 1.200 militantes nas bases, realizar no mínimo 40 assembléias de base e discutir o Programa Socialista para o Brasil em todas as bases.

O calendário das principais atividades previstas para os próximos dias será: Quinta, 28 de abril, 17:00h. – Encontro dos Militantes do PCdoB nos Movimentos Sociais no Hotel 5 Sóis. Na quinta, 05 de maio, 18:30h. no auditório da Faculdade AESO Barros Melo teremos a reunião dos quadros do Partido em Olinda com o Prefeito Renildo Calheiros para receber a apresentação dos resultados políticos e administrativos do Governo de Olinda e perspectivas e realizações futuras. Na reunião dos quadros dirigentes de base ficaram marcadas 21 reuniões de base e todos os presentes preencheram cadastro para lançamento na Rede Nacional de Quadros do Partido.

Mesmo num dia de fortes chuvas em toda região metropolitana do Recife, participaram da atividade 60 quadros, representando bases de todos os 03 Comitês Distritais de base territorial e do Comitê da Prefeitura, dentre os quais destacamos as presenças de Luciano Moura – Presidente do Partido e Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Ossi Ferreira – Secretário Adjunto Estadual de Organização, Hilda Gomes – Vice-presidenta do Partido e Secretária de Obras de Olinda, Sidney Mamede – Secretário de Organização do Partido e Assessor Especial do Prefeito de Olinda, Alexandre Alves – Secretário de Finanças e Formação do Partido, Sergio “Orobó” Campos – Secretário de Movimentos Sociais do Partido, Laudijane Domingos – Secretária da Mulher e Juventude do Partido, Ivone Chalu – Secretária Sindical do Partido, Cesar André Pereira – Secretário de Relações Institucionais do Partido e Procurador Geral de Olinda, Élcio Guimarães – Chefe de Gabinete do Prefeito de Olinda, Márcia Souto (Marcita) – Secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Fernando Ramos – Secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Olinda, Gisela Pires – Secretária Executiva de Administração de Olinda, Isadora Garcia – Secretária Executiva de Esportes de Olinda, Gilson Barbosa – Secretário Executivo de Direitos Humanos e Cidadania de Olinda, Enison Hipólito – Secretário Executivo de Urbanização Integrada de Olinda, Marcos Quirino – Conselheiro Nacional da CONAM, Marcos Moraes – Presidente da UNACOMO, Flavio Marques – Coordenador Executivo da ABRAÇO/PE e Presidente da Rádio Amparo FM, Inês Tenório – Presidente da UBM/Olinda, Roberto (Beto) – Presidente da UJS/Olinda e os vereadores do PCdoB Severino Barbosa (Biai), Ulisses Luna (Ula) e Nino Lins.

A atividade foi concluída com forte entusiasmo dos presentes, confiantes na grande possibilidade de respondermos aos desafios postos, na perspectiva do PCdoB continuar a frente da Prefeitura de Olinda, e construirmos um partido ainda maior, mais forte e mais estruturado desde já e para o futuro, um partido de quadros e de massas, dando nossa cota de contribuição para, com base em forte e crescente rede de quadros, chegarmos ao 13º Congresso Nacional do PCdoB com 500.000 membros em todo o país.





Sidney Mamede*
*Secretário de Organização do PCdoB/Olinda, membro do CE/PE e da Com. Estadual de Organização.

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox