Google homenageia o 122º aniversário de Charlie Chaplin

sexta-feira, 15 de abril de 2011 · 0 comentários

O site de buscas Google fez hoje (15/04/2011) mais uma das suas homenagens brincando com o logo da empresa. Dessa vez, o site homenageou Charles Chaplin, um dia antes do aniversário de 122 anos do seu nascimento. Quem acessar o site http://www.google.com.br nessa data verá, no lugar do famoso logo da Google, um curta-metragem de 2 minutos muito parecido com os filmes mudos feitos por Chaplin.

No curta preto-e-branco e sem falas, um personagem muito parecido com Carlitos, o principal personagem criado por Charles Chaplin, lê um jornal chamado “Google”, joga terra sem querer na cara de um policial, foge dele se escondendo em meio a uma escultura idêntica ao logo da Google, se disfarça de vendedora de bolinhos, dentre outras ações que lembram muito a comédia física que o diretor fez nos seus filmes mudos no começo do século passado.


Charles Chaplin

Nasceu na Inglaterra em 16 de abril de 1889. Em 1910, ainda atuando em pequenas casas de espetáculo, foi convidado a ir para o Estados Unidos atuar em alguns filmes, numa época em que o cinema ainda se descobria e era descoberto pelo público. Migrou para o outro lado do atlântico, onde algum tempo depois começou a dirigir, escrever e atuar em todos os seus filmes, e como recompensa se tornou um dos maiores nomes do cinema.

Ainda numa época em que o som no cinema não tinha sido inventado, Chaplin fez uma série de filmes mudos que se tornariam o seu principal legado para a história do cinema, como “O Garoto” (1921), “Em Busca do Ouro” (1925), “Luzes da Cidade” (1931) e “Tempos Modernos” (1936). Foi também nesses filmes que ele criou e consolidou o personagem de Carlitos, o vagabundo inocente e de coração de ouro. É justamente esse período e esse personagem que são homenageados pelo curta da Google.

Com a popularização do som no cinema a partir do fim dos anos 30, Chaplin faria menos filmes. Mas ainda assim o ator/diretor realizou uma das suas principais obras, “O Grande Ditador” (1940), uma comédia realizado em meio à Segunda Guerra Mundial na qual interpreta dois personagens: Hynkel, o ditador do país fictício da Tomania (em clara referência a Adolph Hitler) e um barbeiro judeu. Charles Chaplin faleceu no dia 25 de dezembro de 1977, aos 88 anos de idade.


Veja abaixo o curta-metragem:

I Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e Inovação

quinta-feira, 14 de abril de 2011 · 0 comentários

O Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Marcelino Granja, está apoiando a realização do I Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e Inovação (SIGCI), que vai acontecer entre os dias 15 e 17 de junho no campus Recife da UFPE. As inscrições já estão abertas e a data final para envio de trabalhos é 15 de abril.

O I SGCI tem como objetivo contribuir para o reconhecimento e intercâmbio de pesquisadores interessados na interação entre inovação tecnológica e território, particularmente no âmbito de regiões e nações menos desenvolvidas. Pesquisadores e estudantes de diversas áreas, além de gestores e formuladores de política em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T & I), são seu público-alvo.

Na programação, estão previstas quatro sessões temáticas com chamadas de trabalhos, e quatro mesas-redondas com palestrantes convidados e debatedores, além de uma visita técnica ao Pólo de Farmoquímica e Biotecnologia de Goiana, cidade da Zona da Mata Norte do Estado, a 60 km do Recife.

O Simpósio é uma realização do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnologia e Território (GRITT), do Departamento em Ciências Geográficas (DCG), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT), da UFPE.



Mais informações: www.sigci-gritt.com.br

Fonte: Site da Sectma

Coluna: Desastres naturais?

· 0 comentários

Por: Alexandre Alves*

O que nós podemos entender por desastre natural? Fenômenos naturais: climáticos, geofísicos, maremotos, terremotos, etc.

Penso que essa não é a formulação cientificamente correta. As ciências naturais já acumulam conhecimento suficiente para entender que a dinâmica do planeta Terra ou do cosmo não depende da existência do homem. As dinâmicas cosmológicas apresentam suas leis próprias não adianta querer tapar a luz do sol com a peneira, já é o momento do capital entender que as responsabilidades das mortalidades coletivas é pura responsabilidade do homem, alias esse fenômeno só é inevitável em um choque com corpos de densidade e dimensões elevadas com Terra o maremotos.

As mortes coletivas por fenômenos naturais podem ser evitadas dentro de possibilidades concretas e efetivas dos poderes do Estado e das Organizações mundiais. O problema encontra-se na ambição e mesquinhez dos homens.

A precessão do eixo terrestre e muitos outros fatores que se articulam no sistema solar a exemplo da precessão do periélio e da excentricidade da órbita da Terra em torno do Sol que varia de 25 a 40 mil anos aproximadamente estabelecem processos que no tempo haja mudança de correntes marinhas, avanços e recuos dos mares, etc.. Então camaradas, penso que a luta por uma construção de um bem estar social e “seguro” como a Reforma Urbana tão urgente requer estudos e planejamentos científicos com precauções futuras.




* Alexandre Sérgio Alves é professor de Matemática, Física e membro da direção PCdoB em Olinda. E-mail: alexandresaf@gmail.com

Projeto do trenzinho será apresentado na câmara municipal de Olinda

quarta-feira, 13 de abril de 2011 · 0 comentários

Nesta quinta-feira, 14 de abril, a Equipe da Prefeitura de Olinda vai fazer uma explanação sobre a segurança técnica do projeto “TRENZINHO DE OLINDA”. A apresentação vai acontecer no Plenário da Casa Bernardo Vieira de Melo, às 11h, dentro do Grande Expediente da Sessão Ordinária, a iniciativa foi da Bancada do PCdoB, através do Presidente da Câmara Municipal de Olinda, Vereador Marcelo Soares e dos Vereadores Severino Barbosa – BIAI, Nino Lins e Ulisses Luna – ULA.


Mais informações:

Câmara Municipal de Olinda - Rua 15 de Novembro, 93 – Varadouro – Olinda. Fone: (81) 3439.1966
E-mail: Imprensa.camaradeolinda35@gmail.com

Reunião de Quadros

Agenda 65

Qual a sua avaliação sobre esses anos de gestão do PCdoB em Olinda?


Siga-nos Camaradas!

EXPEDIENTE

Sec.de Comunicação
Amanda Trindade
Textos
Núcleo de Jornalismo
Foto/Vídeo
Léo Lima/Comunicação
Webdesigner
Wellington Santos (HipHop)
Designer
Claudino Júnior

Melhor vizualização do blog

Firefox